A FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO NOSSO GOSTO

A fase de transformação em todos os setores da nossa vida faz-se com o passar do tempo e com nossa vontade em melhorar.

Alguns já passaram ou está passando pela fase que poderíamos chamar de refinamento.

Quando ainda não temos desenvolvido em nós o espírito crítico e a capacidade de escolher ou optar pelo que nos parece melhor ou sensato, sentimo-nos às vezes constrangidos ou, melhor dizendo, inibidos, quando temos que opinar sobre determinada coisa.

Toda essa falta de confiança é própria e conseqüência imediata da falta de conhecimento e análise crítica sobre o nosso modo de ver ou de enxergar as coisas.

Com a falsa visão da realidade, a nossa capacidade, que ainda se encontra obscurecida pela falta de treino, deixa passar desapercebida a mais bela obra de arte e limitamo-nos apenas a olhar a etiqueta para ver quanto custa.

Mas, como tudo se aprimora e se transforma, não poderia deixar de mudar o meu modo de proceder. Hoje, quando chego a apreciar algo de beleza, já não me preocupo com aquela etiqueta mas, sim, com as possibilidades de prazer ou satisfação que ela possa dar.

Hoje, quando observo ou analiso algo, preocupo-me primeiramente com a satisfação que aquilo pode me oferecer e não com o preço.

Gostar, é apreciar o que nos parece bom ou belo, independentemente do mau gosto dos outros.

15-03-1971.VEM

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 03/01/2008
Reeditado em 08/03/2009
Código do texto: T801080