Crônicas da Amendoeira ( Pret-À-Porter e os mendigos )

Eu caminhava pelo rio Tingüi com meu irmão quando, súbito, tocou o celular. Para não me apartar das lembranças de guri em Marechal Hermes, ignorei àquele incômodo chamado. Iniciávamos a manobra para entrar no Boulevard dos Tamarindos, e a engenhoca estilizada de grham Bell voltou à carga. Resolvi atender:

- Alô?!

- Professor, Rio das Ostras inssurgiu-se!

A voz do hiperbólico amigo era nítida. Pret-À-Porter enlouquecera? Ele continuou:

- Não tenho muito tempo agora! Estou no front!

Não entendi de imediato. O Márcio e a Regina nunca abrem o bar pela manhã, nem Pret-À-Porter bebe nesse horário, mormente às sextas. Assim, movido por uma estranha intuição, pedi ao irmão que me levasse numa lojinha de internete. Abri meu correio eletrônico, e estava lá, à maneira dos antigos telegramas: " Cidade Livre dos Mendigos. Ação coordenada confunde a Guarda. Barricadas na orla. É a nossa Revolta da Vacina! Mendigos, uni-vos!!!! ".

A primeira frase era uma clara alusão ao Grande Mentecapto de Fernando Sabino. E vinha a calhar. Afinal, o que seria o meu querido Pret se não um Viramundo com short de banho? A referência à Revolta e a versão modificada da exortação marxista revelavam apenas a erudição do velho guardador de águas da Cedae que, agora, talvez tenha alçado a condição de Líder de um movimento de massas na pacata Cidade.

- Ah, esse Pret-À-Porter! Pensei com os meus botões.

Mas então, num piscar de olhos, eu finalmente entendera toda aquela parafernália do singelo amigo. É que nessa época, em Rio das Ostras, duas coisas desaparecem por conta do descaso público: a água e os moradores de rua. A primeira, para molhar a mão dos proprietários de caminhões-pipa que os abastecem com a água da população para vendê-la à população; os segundos, para sanear a vista dos que se autoproclamam turistas, especialmente em Costa Azul, uma espécie de Bevely Hills tupiniquim-tropical.

Até o carnaval, nosso simpático Robin Hood terá muitas batalhas a travar com o nosso Pereira Passos de penacho e sua guarda draconiana.

Mais tarde, poeira assentada, talvez Pret-À-Porter comente, entre uma Sagatyba e outra:

- É, professor, o mendigo é antes de tudo um forte!

Aldo Guerra
Enviado por Aldo Guerra em 05/01/2008
Código do texto: T804580