A evolução segundo Charles Darwin é contraditória em relação a evolução pregada pelo cristianismo. Erro de interpretação por parte dos homens. Na verdade Darwin se refere a uma espécie que alcançou a capacidade de pensar e de agir de acordo com um extinto apurado em face do racionalismo. O homem é pura evolução e passa a expandir o seu conhecimento a partir do seu entendimento e da sua crença em uma existência superior. O casal do Éden simboliza tal evolução.
O Homem Egípcio...A arte egípcia é profundamente simbólica. Todas as representações estão repletas de significados que ajudam a caracterizar figuras, a estabelecer níveis hierárquicos e a descrever situações. Para eles, a verdadeira mística estava em mesclar o homem a um animal, o que traduzia a concepção de Deuses que podiam habitar tanto o plano físico como o plano espiritual. Era a visualização do homem através da Antropozoomorfia.
E temos o Homem Africano...Muito diferente do que conhecemos sobre a forma de vida africana contemporânea, em que nos é dada a informação de tanta fome e pobreza, o homem africano é uma das mais antigas espécies humanas do mundo. Cultuador ao extremo, sempre se apresentou forte e poderoso, e com características semidivinas. As maiores representações destes homens estão ligadas a divindades guerreiras que protegiam a Terra com o poder de dominar os elementos energéticos de nosso Planeta.
O Hindu...Os Hindus são uma das raças inteligentes mais antigas do Planeta. Diferente do que presenciamos quanto ao estilo de vida, traduzido pragmaticamente por uma sensação misturada de dor, pobreza e sofrimento, os Hindus cultuam a simplicidade do corpo e a beleza da alma. Em todo o Oriente, os anciões (velhos) são retratados como figuras que ostentam a sabedoria e a proteção divina. O respeito está estampado nos mínimos detalhes do cotidiano.
Um homem barroco...Também conhecido por “Seiscentismo”, no Brasil Colônia, o Barroco foi um movimento que aconteceu simultaneamente também em Portugal, e tentava retratar o homem em sua total devoção a Deus. Barroco em uma tradução simplória quer dizer “Pedra a lapidar”, ou seja, a busca do homem pelo seu melhoramento e aprimoramento como filho de Deus, porém, de uma forma sofrida. Simulação de dor tão presente nas obras artísticas e literárias que até mesmo os mais ingênuos e desprovidos do saber podem reconhecê-lo dentre outros estilos existentes. O Barroco procurou fundir elementos da arte gótica e renascentista, se valendo de violentos contrastes entre a luz e a sombra, marcando a forte imposição religiosa da época.
Há também o lado Gótico...Manuel Antônio Álvares de Azevedo, o jovem romancista que viveu no século XIX, talvez seja a maior manifestação gótica que podemos conhecer até os dias de hoje em nosso país. Os góticos não são nada além de seres em busca de uma compreensão de suas origens. Apenas se valem de um experimento espiritual ainda incompreendido pela maioria dos homens; a escuridão e as trevas; elementos transcendentais que faziam parte das antigas doutrinas como forma de entendimento da criação.
Mas, e o Moderno?
A característica principal do homem moderno é a versatilidade com que se apresenta visual e comportamentalmente. Muito afastado dos conceitos baratos da infame postura pregada por ideologias religiosas ou regionais, o homem contemporâneo atua simbolicamente procurando a sua real existência, fazendo assim, de sua busca, uma vida cheia de emoções e descobrimentos, até a resposta Universal que o leva ao achamento e a compreensão do Ser. Uma espécie de trajetória Andrógena, rumo a esperança, jamais tida antes, de finalmente, achar a sua existência.

HOMENS...AS MULHERES AINDA ESPERAM PELA NOSSA PERFEIÇÃO...
O Guardião
Enviado por O Guardião em 10/01/2008
Reeditado em 26/06/2008
Código do texto: T810941