Heróis éticos da ficção

 

Zorro, criado nos Estados Unidos em 1919 pelo escritor Johnston Mc Culley. Nunca li, mas conheço bem a série que Walt Disney produziu na década de 1950, estrelada por Guy Williams.

Zorro é um espadachim mascarado agindo na Califórnia espanhola da primeira metade do século 19. É um herói cavalheiresco e galante, que luta contra a tirania. Não é violento, vence pela esperteza, agilidade e habilidade na esgrima.

 

 

Sailor Moon, criada no Japão por Naoko Takeuchi em 1991.

Guerreira mística e herdeira do ancestral Reino Lunar, no início da saga ela é a estudante Usagi Tsukino, de 14 anos. É fraca nos estudos, preguiçosa, gulosa, desastrada, desajeitada. No entanto, ao despertarem suas qualidades até então ocultas, ao tomar conhecimento de sua herança cósmica como Princesa da Lua Branca, ela rapidamente evolui e, sem deixar de ser doce, ingênua e inocente, torna-se a Guerreira do Amor e da Justiça, capaz de enfrentar o mal em estado puro, ou seja, o mal demoníaco. Em diversas ocasiões ela salva a Terra liderando sua equipe de "sailors" planetárias e se torna invencível.

 

Tsunemori Akane (Japão, Gen Urobuchi, 2012)

Protagonista principal da série "Psycho Pass", Akane é uma jovem inspetora de polícia num Japão distópico do futuro, onde o sistema Sybil com seus drones controla a sociedade, medindo o chamado "coeficiente criminal" das pessoas. A polícia, com suas armas conectadas ao sistema, costuma ser impiedosa diante de criminosos potenciais que podem até ser mortos por crimes que ainda não praticaram. Akane se recusa a seguir a política punitiva, pois muitos colegas usavam uma brecha legal para matar: a partir de certo coeficiente criminal o sistema autorizava o disparo mortal; abaixo, o disparo paralisante. Mas os policiais não eram obrigados a matar, podiam deter as pessoas potencialmente perigosas e as levar para confinamento e tratamento.

Recusando-se a matar friamente, Akane entra em choque com colegas que não pensam como ela. Ao longo da série a inspetora vai se impondo pela sua força moral e sua determinação ética, da qual não abre mão.

 

Capitão Harlock e Comandante Key Yuki: criados por Leiji Matsumoto (Japão) em 1978. No final do século 30 o Capitão Harlock, acompanhado pela sua braço direito, a Comandante Key Yuki, e toda uma tripulação fiel, singram o espaço a bordo da notável astronave de guerra Arcádia.

A Terra está sob o domínio de um governo mundial despotico, corrupto e incompetente. Harlock é um renegado, expulso da Terra, onde está condenado à morte. Apesar de tudo ele continua a proteger o planeta das ameaças externas. Só eventualmente retorna à Terra para algumas missões, mas o faz clandestinamente. É um herói triste e trágico, com uma grande gilvaz no rosto, e cego de um olho, que usa tapado. 

Harlock e Key Yuki são pessoas tristes, condenados a vagar no espaço sem poder voltar a morar em seu próprio mundo. 

Rio de Janeiro, 9 de maio de 2025.