Quando a Canção Toca a Alma.
Quem já leu um texto meu ou participou de alguma aula que ministrei provavelmente já me ouviu dizer que, a música tem o poder singular de evocar memórias e criar pontes entre a razão e a emoção, despertando lembranças adormecidas e afetos que resistem ao tempo.
Foi isso que ocorreu comigo dias atras quando alguém cantarolou ali, perto de mim, uma canção do Grupo Logos, que de imediato tocou minha minha alma e me fez voltar ao passado. Explico: em meados da década de 1980, meus primos Calísthenes, Clísthenes e Demóstenes (Danga) frequentavam, se não me engano, a Igreja Evangélica Wesleyana. De tempos em tempos, apareciam lá em casa acompanhados por um grupo de jovens, reunindo-se com minhas duas irmãs, Elen e Elene, para fazer serenatas. Eram noites marcadas pela harmonia das vozes, sorrisos partilhados e presença de uma fé viva e alegre.
Aquelas experiências, simples e profundas, se entrelaçam aos retiros espirituais da época, banhos em igarapés, orações coletivas e uma convivência cheia de afeto da qual eu também participei. Ali, a música era presença constante, e entre tantas, as canções deste grupo musical ocuparam um lugar especial na minha memória afetiva e espiritual.
De certo que essas melodias, suaves e tocantes, traduzem com beleza a essência da palavra religare, que em latim significa “ligar novamente”, origem do termo religião, que expressa uma reconexão profunda entre o ser humano e o divino. São músicas que tocam o nosso íntimo, inspiram paz interior e renovam esperanças.
Assim, trago minha voz rouca por meio destas palavras para dizer, com gratidão, que guardo com especial carinho as canções Portas Abertas, Autor da Minha Fé, Não Temas, Espinhos e Livro Aberto. Elas permanecem vivas em mim como a trilha sonora de um tempo bom, orações cantadas que ainda ecoam suavemente no meu coração.
Tempos bons, de saudade. Tempos de menino vividos no quintal da nossa casa, na Cachoeirinha, onde as goiabeiras nos acolhiam e a mangueira da dona Francisca ousava compartilhar conosco seus frutos deliciosos.
Abaixo, link de algumas das musicas citadas, para conhecimento, deleite e reflexão.
https://www.youtube.com/watch?v=ZnRZLAxczu8&t=1s