Nova carta aberta a meus 23 leitores:

revendo os números, de 36 pra 270

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 270 que de quando em vez passam aqui na minha escola literária a fim de ler crônicas matemáticas. Ajudungila?

 

Se já leram a primeira carta aberta, então já começo dizendo pra tuzes, meus 23 fiéis leitores, que os mantenho inalterados. Agora, quanto aos 36 que passam em minha escrivaninha de quando em vez, hão de ser reformulados, principalmente agora que este Bacamarte completou seis décadas de vida dia 13 passado.

 

O motivo é de ordem empírica: meus textos no Recanto passaram a ter uma média de leituras, no total absoluto, que variam entre 49 e 50. Isso significa que, tirando tuzes, meus caros 23, passo a ter uma participação variável em torno de 26 a 27 leituras por texto. Logicamente, essas 27 leituras a mais são feitas por um número maior e variável de pessoas, que por aqui eventualmente passam. E a questão é: quantas pessoas, no total, são responsáveis por essas leituras?

 

E, como sou péssimo em matemática, essa é a questão que me atormenta. Imagino, suponho, desconfio e especulo que esses 27 sejam um décimo das pessoas que de vez em quanto aparecem por aqui pra ver se este Bacamarte está vivo e escrevendo. Assim, esse revezamento seria feito por 270 leitores. Será que bate? Que tem lógica nisso? Não sei. Se os 27 fossem 1% das pessoas que se revezam, daí seriam 2.700 leitores. Achei demais. Decidi, então, que a partir de hoje os 36 passam a ser 270.

 

Registre-se e publique-se. Revoguem-se as disposições em contrário.

 

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 20/06/2025
Reeditado em 26/06/2025
Código do texto: T8363013
Classificação de conteúdo: seguro