A RECTA VIA E O LITÍGIO INDISFARÇÁVEL

Marcos Barbosa

Nos tempos da ditadura militar, um jornalista estava pensando o quanto é difícil nos dias de hoje, até com auxílio de advogado analisar o que é legal ou ilegal neste país.

Estava brincando com as palavras na redação do jornal, escrevendo amenidades. O texto seria arquivado ou enviado para o canal competente, nome dado ao cesto de lixo do chefe dos escribas, não fosse o fato de haver agradado a um estudante universitário que estava à procura de um texto com variações lingüísticas.

Começa assim:

O fariseu, por ordem do lorde, não aproveitou o texto do mancebo.

Mas, o ilustrador já tinha criado a charge e o diagramador fez os cálculos: " esta matéria cabe em 10 cm de coluna ou em 18 cíceros na pg. 03 . Posso usar o corpo 10 para reduzir o espaço.

O trabalho do aprendiz de jornalista foi rejeitado porque estava sem LID e tinha por título:

O LITÍGIO INDISFARÇÁVEL .

Ao entrevistar um famoso advogado, Dr. Edgar Borges, sobre a situação dos brasileiros, este afirmou que a nossa tragédia diária se compara ao desabafo do demônio, citado nas letras jurídicas, que tanto pode ser soletrado de trás para diante, como do começo para o fim que dá o mesmo sentido. "IN GIRUM IMUS NOCTE ET CONSUMIMUR IGNI."

"Assim , diz o Dr. Edgar, o povo brasileiro se debate no círculo vicioso da QUAERELLA INSOLUTA". Continuando, afirma que o povo usa e abusa do seu JUS SPERNEANDI , enquanto a suprema magistratura da Nação claudica, permitindo que a ADVERSA PARS, quebre a isonomia esperável em pleito de tal envergadura.

O famoso jurista mato-grossense condena os atuais governantes e denuncia que estão usando e abusando de alicantinagens continuadas, casuísmo travestidos de norma legal e que pelo JUS IMPERII dos ocupantes do poder, serpeiam pela ANGUSTA VIA da esperteza, sob o postulado de que vencerão, porque: FRAUS OMNIA CORRUMPIT.

Mas o povo já deixou marcado AD PERPETUAM REI MEMORIAM , como afinal será provido o recurso extremo: " RECTA VIA"! amem.

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616

Banco 232 - Bradesco

Conta corrente 0674315-3

Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.

OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.

SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS.