IGNORANTE OU ANALFABETO ?

( embora este texto tenha sido escrito há muito tempo, talvez ainda seja atual)

Às vezes procuro fechar os olhos à ignorância, porém vejo-me prisioneiro dela. É realmente muito difícil ficar livre dela por mais que se tente.

Quanto mais o homem luta por sua realização material, procurando com isto diminuir a ignorância, mais ela aumenta.

A ignorância neste caso aumenta com o conhecimento que se poderia ter de uma realidade.

Pessoas confundem ignorantes com analfabetos, porém isso não pode acontecer em hipótese alguma.

A ignorância é a persistência tenaz pelo errado, julgado certo é o que torna os homens sem consciência e fanáticos.

O analfabeto, entretanto, já não é obrigatoriamente um ignorante, seu conhecimento pode ser limitado, porém às vezes sua compreensão não tem limites.

Sempre encontramos em nossa sociedade além de outros, este dois tipos pitorescos.

Geralmente o analfabeto é bem mais tratável e a sua santa ignorância do conhecimento o faz mais educado dentro de suas próprias concepções do que vem a ser certo ou errado.

O ignorante, sendo na maioria dos casos pessoas com certo status social, usam e abusam de pessoas menos capazes, simplesmente por sua ignorância. É preferível tratar com aquele que desconhece e sabe, àquele que julga saber, porém desconhece.

É a complexidade social em evidência.

Para com o analfabeto, geralmente devemos ter mais paciência, já com o ignorante sempre temos que aturá-los.

Por isso, diante destes enfoques, surgem as dúvidas.

Qual é mais necessário: Educar o analfabeto ou reeducar o ignorante?

Qual dos dois é mais prejudicial a nossa sociedade?

19/11/1972- VEM.

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 10/02/2008
Reeditado em 08/03/2009
Código do texto: T854227