A Tropra, a Elite e a Favela

Há um tempo um amigo meu me pediu para tecer um comentário sobre “Tropa de Elite” o filme, sabe agora esse meu amigo que não sou muito boa com promessas. Calma João... rs

Não se falava em outro assunto e nada em particular me ocorria. Não tinha, na verdade, uma opinião formada. Às vezes me enchia de raiva e queria que a polícia saísse “pegando” os traficantes. Entendo que violência gera mais violência, e foi o que confirmei por uma reportagem na revista Superinteressante sobre o assunto, onde ela aponta que a criminalidade e o homicídio aumentaram no Rio de Janeiro com a implementação da polícia mais violenta, como o BOPE, e diminuíram em São Paulo, que partiu do pressuposto contrário.

Em meio às guerras que se formaram nas favelas entre policial e bandido, e pessoas inocentes morrendo, não deveria ser com punho de ferro que se resolveria tudo.

Às vezes ainda tenho raiva.

O filme foi um sucesso no Brasil, eu particularmente gostei muito. Bem dirigido, bem escrito, emocionante, com violência apelativa, típico filme hollywoodiano.

Hoje o que mais me chamou atenção é que ele está concorrendo ao Urso de Ouro, e a crítica dos gringos foi massacrante.

Não vi claramente críticas sobre o filme, em termos de filmagem, direção, atuação, essas coisas, plausíveis de se imaginar, agora estamos preocupados com o conteúdo, com a expressão, com o que vendemos.

Nossos filmes são muito criticados pelo apelo. “Por que mostrar tanta violência? Tanta pobreza?”

O que me enraivece agora é o fato das pessoas quererem tapar o sol com a peneira. Não fazemos filminhos pra fingir que nosso país é harmônico, não fazemos filminhos para fingir que as pessoas não morrem, que nossos heróis são perfeitos. Não vivemos o “doce sonho americano”. Um dia um avião cai.

Melhor deixar de sonhar e estar acordado.

Por que as pessoas criticam tanto a verdade que é retrata? Nossos políticos saem imunes sim... Pessoas cometem infrações no trânsito todos os dias, sem terem multas, sim... Existem homossexuais sim e existe relação sexual entre mulheres...

Eu queria saber por que ninguém comenta o fato da classe média e alta contribuírem com o tráfico? Por que ninguém fala sobre os jovens que ao comprarem drogas para se divertir inconscientemente, “inocentemente”, investem em mortes?

Então eu digo: Mauricinhos, Patricinhas, vocês são SIM responsáveis TAMBÉM pela morte de inocentes nas favelas, pelo aumento da criminalidade e pela nossa sociedade doente.

Jule Santos
Enviado por Jule Santos em 14/02/2008
Código do texto: T859953