CASO CORRIQUEIRO

Chegou ao hospital com dores agudas no baixo ventre, febre de 41º, sem condições de locomover-se devido as dores e inconsciente.

Somente três dias depois, e após muita insistência por parte dos familiares é que foi dito qual a doença: pneumonia; o que explicava o quadro febril, mas e as dores? Sem resposta.

Passado mais alguns dias e a descoberta de novos diagnósticos: derrame de pleura, derrame do pericárdio e água nos pulmões, causado por uma bactéria que também atacou seu fígado e como conseqüência ele teve icterícia.

Mas e a dor no baixo ventre? Aliás, foi por causa dessa dor que a família precisou chamar uma ambulância para transportá-lo, e não por causa da febre que era alta sim; mas não era ela que o impedia de andar. Bem; a dor ninguém esclareceu durante os 23 dias de internação e 47 exames realizados entre eles: ultra-sonografia, ressonância magnética, radiografias, hematológicos e de urina.

Afirmaram ao paciente e aos familiares, que ele corria risco de morte, afirmação esta feita em três ocasiões.

Mas como nem tudo na vida são somente dissabores, este paciente tinha a seu favor um diferencial: O CONVÊNIO MÉDICO! Sim, ele estava sendo atendido num renomado hospital particular.

Mas... voltando àquela dor! Bom... essa sumiu após dias sem explicação; inclusive sem ter sido explicada pela equipe médica, qual foi a sua causa. E a história poderia ter-se findado aqui. Mas... como nem tudo na vida são somente alegrias; novamente este paciente é fortemente acometido por dores. Aquela? Não, outra! E desta vez esta nova dor, agora na região da virilha, começou após um exame de toque feito por um médico ortopedista (ortopedista?!?!).

Finalmente uma semana após a visita desse médico, eis que o paciente obtém alta hospitalar, mas com encaminhamento para que fossem realizadas 10 sessões de fisioterapia a fim de sanar a dor na virilha; pois a explicação para ela foi de descalcificação dos ossos da bacia e, encaminhamento também para a realização de outros “N” exames de urina e hematológicos. Assim, esse paciente volta para casa, locomovendo-se precariamente precisando para tanto, apoiar-se em outras pessoas, até para sentar-se na cama.

Tendo já realizado três sessões de fisioterapia, tomando diária e pontualmente os medicamentos receitados, e sem nenhuma melhora, a família decide então levá-lo a outro hospital do mesmo convênio, porém, menos renomado e após ter efetuado dois exames diagnósticos, o médico que o atendeu informou que a dor na virilha era causada por cristais que estavam sendo liberados da bexiga para o canal da uretra, dando assim explicação também para a dor do baixo ventre, que provavelmente seriam estes mesmos cristais deslocando-se dos rins para a bexiga.

SEM COMENTÁRIOS!!! (meus)