RETROSPECTIVA

Finda o ano, e fazemos um retrospecto dos acontecimentos que marcaram a passagem de mais um ano em que ocorreram muitas conquistas, nos campos científicos e tecnológicos, bem como, muitas tragédias que como sempre acontece, deixam marcas inesquecíveis de horror e sofrimento.

Tivemos também no campo da política, talvez alguns avanços, mas parece que infelizmente ainda a corrupção e a demagogia deixaram suas marcas de maneira ainda mais profunda, pela falta de ética e honestidade dessas pessoas que antes de serem eleitas prometem maravilhas, e depois que estão instaladas no poder, seja executivo, legislativo, deixam muito a desejar, pois fazem de seus cargos trampolim para satisfazer suas ambições pessoais, se esquecendo daqueles que um dia depositaram numa urna suas expectativas de ter uma vida um pouco mais digna, de pelo menos terem um emprego para que possam sustentar suas famílias, ou poderem trabalhar por conta própria, sem serem espoliados por tantos impostos que não conseguem suportar, levando-os a desesperança total, sugados por um sistema incompetente em que a distribuição de recursos é precária e deficiente.

Cabe lembrar principalmente, num País em que tudo produz por suas terras férteis e clima propício em muitas àreas desta imensidão territorial, a agricultura está caminhando para a falência, tendo em vista a falta de recursos e planejamento agrícola, e a dificuldade do produtor conseguir suportar o ônus das despesas dos insumos agrícolas.

Principalmente entre a maioria dos pequenos agricultores, a dificuldade ainda é maior, pois dependem dos empréstimos bancários para poderem plantar e manter as despesas da lavoura e mão de obra até a colheita, dependendo ainda de uma boa produção para obterem lucros e poderem pagar suas dívidas, sendo que o setor agrícola está sujeito também as tempéries da natureza, as pragas que muitas vezes atacam e principalmente a instabilidade dos preços no momento da venda do produto.

Enfim, depois de tantos escândalos, como dos correios, mensalão e outros mais, vamos esperar a entrada de mais um ano sem que tudo isso tenha sido resolvido, com as injustiças de " uma justiça" , feita na maioria das vezes somente para beneficiar os poderosos,os políticos adiando as decisões para que possam fazer sessões extraordinárias, para sugar mais e mais dinheiro dos cofres públicos e nós ficamos a ver navios e esperar mais uma vez a caravana passar, com as mesmas promessas e desculpas.

Estamos às vésperas de 2006, ano em que haverá eleições e vamos escolher novamente homens e mulheres para vários cargos públicos, principalmente para presidente da república, e o momento é para fazer uma retrospectiva de todos os acontecimentos, bons ou maus, e após analisarmos tudo muito bem é que deveremos colocar nas urnas nossa opção.

Vamos cobrar muito mais, vamos nos unir à voz daqueles que ainda tem um pouco de honestidade, e quem sabe ainda poderá brilhar uma luz de esperança para esta Nação, que é tão linda e que tem um povo maravilhoso e que merece ser feliz.

There Válio.

25/12/2005