RIR É O MELHOR REMÉDIO?

Ao longo da vida, vamos tendo contato com vários ensinamentos. Alguns deles, na verdade, bastante questionáveis.

Desde pequenos, aprendemos, por exemplo, que devemos a qualquer custo, conter o nosso choro (é comum, fazerem uma criança que está chorando, tomar água. É uma forma de levá-la a engolir as lágrimas). Chorar em público, é considerado sinal de fraqueza, e vivemos em uma sociedade que nos cobra tanto a aparência de força!

Os meninos então, coitados! Ainda hoje, em pleno século XXI, no ano de 2008, existem pessoas que repetem aquela obsoleta e totalmente irreal idéia de que, “homem que é homem, não chora”, ou ainda que “chorar é coisa de mulher”! Repetem e o que é pior, ainda cobram dos filhos ou de qualquer criança do sexo masculino, que aprendam a reprimir o seu sentir, a engolir as suas lágrimas! Que, de preferência, eliminem qualquer expressão de sentimento relacionada a afeto.

Aliás, por mais estranho que possa parecer, ainda existem pessoas que erradamente acreditam que homem nem mesmo tem sentimento! Como se o simples fato de ter nascido do sexo masculino, já tirasse dele todo resquício de ser humano. Todo o direito de ser profundamente sensível, e de se comover.

E existem homens que se esforçam em absorver este ensinamento! Como devem realmente sofrer! Como deve ser difícil e doloroso não se permitir sentir(como se fosse possível).

Como deve ser desgastante e sofrido, ter que sustentar uma aparência e engolir o desejo de se expressar, de demonstrar seus momentos de fragilidade(todos nós temos), de ter que conter as lágrimas diante de situações que o entristecem, ou até mesmo diante de uma cena comovente.

Que esforço imenso e desgastante eles devem fazer, por exemplo, para se conterem, quando sentem uma vontade louca de abraçar um amigo, ou até mesmo o filho homem quando já se tornou um rapaz. Quantas oportunidades fantásticas de se sentirem felizes, eles perdem! E de fazerem felizes pessoas queridas!

Como deve ser complicado e desgastante sustentar um posicionamento imposto e vigiado!

Existem pessoas que insistem em afirmar que rir é o melhor remédio. Discordo. Algumas vezes chorar também é ótimo! Pena que aprendemos a engolir nosso choro, assim como aprendemos a reprimir tantas expressões de sentimentos que temos.

Acredito que o melhor “remédio”, é sermos sinceros nas nossas emoções, nos permitindo sentir e expressar o que sentimos.

Rir e chorar na verdade, acabam sendo a mesma coisa : são maneiras que temos para expressar nossos sentimentos.

Portanto, acostume-se a se permitir sentir e sempre que possível, traga para fora, o que você sente por dentro.

Na verdade, O melhor mesmo, é não ter que tomar remédios para curar doenças que surgem justamente devido a repressão de sentimentos!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 19/03/2008
Código do texto: T908254
Classificação de conteúdo: seguro