Comentário sobre o autor da novela Duas Caras, da rede Globo de Televisão.

A novela Duas Caras de autoria de Aguinaldo Silva, conceituado e respeitado pela qualidade de seu trabalho, apresenta uma trama interessante e polêmica, razão pela qual, naturalmente, vem correspondendo a um bom índice de audiência.

O Sr. Aguinaldo Silva, na condição de profissional experiente e se baseando no fato de tratar-se de ficção, entende que se encontra à vontade para designar nomes aos seus personagens, como melhor lhe aprouver o que, no entanto, poderá causar insatisfação ou constrangimento ao telespectador, dependendo da natureza do personagem.

Assim aconteceu com este escritor o qual, apesar de esclarecido e ciente de que se trata tão somente de uma novela televisiva, sentiu ligeiro mal-estar ao constatar que o seu sobrenome LOBATO fora designado para um personagem bandido e traficante, morto em contenda.

Estou plenamente convicto de que o respectivo novelista jamais designaria para figurar como um mal feitor os nomes e sobrenomes de Bonifácio, Marinho, Fagundes, Tarcísio, Lima, Meira e Duarte, por exemplo, pois poderia comprometer-se e ter que alterar o entrecho.

Na minha visão de cidadão, talvez tão experiente quanto ao autor em questão, o mesmo poderá, doravante, equacionar a celeuma criada por mim, (deve haver vários anônimos não satisfeitos), designando aos personagens maléficos, alcunhas como: Fuinha, Pó de Mico, etc, ao invés de nomes próprios ou sobrenomes, todos também respeitáveis.

O presente questionamento prende-se ainda ao lamentável episódio verificado com a minha neta, na escola, uma vez que lhe perguntaram;

- Você é parente do Monteiro LOBATO, ou do “traficante Lobato” ?

Assim sendo, o presente artigo tem a intenção de levar a minha contestação ao conhecimento dos leitores, que são testemunhas do meu empenho em dignificar e respeitar as minhas origens, zelando pelo meu nome e os de meus ancestrais. Com certeza o mesmo está sendo feito por outros honrados cidadãos, não apenas da família LOBATO como igualmente de todas as outras do Brasil e do mundo.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 20/03/2008
Reeditado em 10/05/2008
Código do texto: T909293