Onde está o crime?

- Quanto você tem de dinheiro vivo aí?

- Calma, calma! Eu tenho esses 4 mil que eu saquei em dinheiro para pagar um pequeno fornecedor, que eu enrolei por mais de 6 meses. Mas pode levar tudo! Pode levar meu Rolex também, que vale uns 30 mil. Se você quiser, podemos passar no banco, que eu tiro mais dinheiro para você!

- Cala a boca!

- Calma, por favor, calma. Eu te dou mais se você quiser. Dinheiro não é o problema. Eu te dou o que você quiser, quanto você quiser! Só não faça nada comigo!

- Cala a boca, eu disse!

- Ta bom, ta bom. Eu fico calado. Pode levar tudo! Se quiser, podemos passar na minha casa, que eu te dou uns quadros, uma jóias, obras de arte, coisas que valem muito dinheiro. Mas por favor, não me mate!

- Cala a boca, filho da puta! Cala a boca antes que eu resolva te matar mesmo!

- Não, por favor ...

- Eu mandei calar a boca!

- Si...

- Cala!

...

- Eu perguntei quanto você tem em dinheiro no bolso agora. Eu estou apenas fazendo uma pesquisa sobre o uso de dinheiro em espécie pelos brasileiros. Será que você pode responder essa simples pergunta, sem dar chiliques, de forma direta?

- Ah sim, que alívio! Me desculpe, mas é que com toda essa violência dos dias de hoje, eu pensei que fosse um assalto.

- Sei.

- Sim, me desculpe. Acho que ando um pouco estressado apenas.

- Estressado, claro.

- Sim, muita pressão da vida moderna.

- Claro, pressão.

- É, a pressão.

- O que você faz?

- Eu sou empresário.

- Tem quantos funcionários?

- Não sei ao certo. Acho que uns 150.

- E quanto eles ganham?

- Não sei bem, mas depende muito. Acho que varia de um salário, até uns 5 mil. Acho que uns 100 recebem até dois salários e os outros têm salários variados.

- Claro, variados.

- Sim, variados. Mas por que essas perguntas? A pesquisa não era sobre quanto eu tinha em dinheiro no bolso?

- Sim, era. Mas quanto você tem de lucro por mês?

- Isso é importante para a pesquisa?

- Quanto?

- Ah, sei lá. Acho que uns 500 mil. Mas isso é da pesquisa?

- E o seu pequeno fornecedor, você enrolou ele por esses 4 mil por quanto tempo?

- Ah, não eram 4 mil. Você sabe, não? Era uma conta de 10 mil. Mas eu segurei por 7 meses para conseguir um abatimento. Eu segurei até que eles dependessem disso para continuar funcionando, assim conseguindo um desconto significativo.

- Então você lucra 500 mil e massacra uma empresa que depende de 4 mil para continuar funcionando, mesmo que isso signifique um prejuízo de 6 mil pra ela? Isso ao mesmo tempo em que você não paga mais que um salário mínimo a muitos de seus funcionários?

- Ei, qual o problema? Eu tenho que me virar para continuar sobrevivendo no mercado!

- Eu acho que o seu problema no começo da conversa não era medo, mas peso na consciência. Acho melhor te assaltar mesmo.

Jefferson Andrade
Enviado por Jefferson Andrade em 30/03/2008
Código do texto: T923830
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.