A VERDADE DÓI?

Dificuldade que tantas vezes temos em conviver com verdades! Necessidade que demonstramos ter, de preferir ouvir e conviver com mentiras. Ou não saber da verdade! Ou fazer de conta que não sabemos. Que não ouvimos! Que não vimos!

Queremos sempre viver bem. Fazemos de tudo para nos sentirmos aceitos, gostados. Felizes!

Mesmo que aparentemente! No faz de conta! Na nossa desesperada carência! Na nossa amedrontada necessidade de amor!

Mesmo que para conseguir esta aceitação, muitas vezes tenhamos que conviver com humilhações, com algumas situações ¨confusas¨. Uma mentira pode se tornar verdade, se você resolver que quer acreditar nela. Mas uma situação não deixa de existir, simplesmente porque você resolve que ela não existe.

Temos uma capacidade impressionante de nos convencer. De nos enganar! Fazemos um esforço incrível! Algumas vezes, até tentamos deturpar os fatos, para nos parecer menos graves ou sérios. Ou comprometedores.

Mas apenas no faz de conta!

Pois é comum, nesta tentativa desesperada de nos enganar, um sofrimento insistir em sempre nos incomodar.

Dores que aparecem (e que tomamos algum remedinho para aliviar!) Dificuldade para dormir (que algum remedinho também nos socorre). Apetite, mas falta de vontade de comer (como se a garganta estivesse fechada. Talvez até esteja, pelo tanto que nos obrigamos a engolir!).

Quantas vezes na vida, mesmo diante de várias evidências lógicas e concretas de que estamos errados, que aquele não é o caminho adequado, insistimos em continuar no mesmo trajeto, tendo os mesmos comportamentos, fazendo de conta que estamos certos, que erradas estão as evidências? Todas elas!

Nos guiamos na vida procurando a nossa felicidade. E tantas vezes preferimos não enxergar o que realmente acontece, como proteção, para não perdermos a ilusão que acreditamos (ou queremos) estar nos fazendo feliz. Tantas vezes, por comodismo, pela recusa em terminar o que começamos, com o qual já estamos acostumados, e começar de novo.

Nos enganamos, fazendo de conta que não ouvimos determinadas falas, que não enxergamos determinados comportamentos, que não entendemos bem o que aconteceu...

Ou que acreditamos que entendemos errado!

Quantas vezes, percebemos de maneira até mesmo bem clara diante de alguma mentira que está sendo nos contada, que estamos sendo traídos, enganados, mas preferimos ignorar esta nossa percepção, e fazer de conta que foi equivocada. Por medo de contestar, de nos posicionar. De dar um basta! E sofrer!

Dizem que a verdade muitas vezes dói. Mas será que dói mais que uma história de vida de mentiras, de traições, de enganos?

Por medo da queimadura, usamos uma peneira e nos fazemos acreditar que estamos protegidos do sol forte, na ilusória sombra!

E vamos vivendo assim! Ou pelo menos tentando nos convencer que estamos vivendo!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 01/04/2008
Código do texto: T927164
Classificação de conteúdo: seguro