Despedida Digna

O município Salgado de São Felix encontra-se inserido nos domínios da bacia. hidrográfica do Rio Paraíba, região do Baixo Paraíba. Limites com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Natuba (34km), ... Lá mora uma família humilde, que depois de passar vários anos morando em João Pessoa, revolveu voltar para a cidade natal , deixando algumas filhas que já tinham sua própria família. Uma filha que trabalha como doméstica, Tereza, recebeu a notícia do falecimento do seu pai, Sr José Deodato, ficou desesperada, conseguindo dinheiro emprestado foi correndo para o sepultamento , no caminho foi pensando como fazer para enterrá-lo. Pobre é assim nâo tem dinheiro para nada, será que conseguirei na prefeitura um caixão e um lugar no cemitério? Foi todo o caminho pensando no sofrimento e humilhação que teria que enfrentar quando chegasse à cidadezinha, mas para sua surpresa quando chegou sua mãe chorava muito , começou a contar as últimas horas do esposo, ele sentiu uma dor e levamos para um hospital na cidade vizinha, o coração parou, o médico disse: __Foi um infarto.

Comecei a observar na sala de casa, já estava tudo organizado, meu pai todo arrumado dentro do caixão, estava tão elegante, meu irmão falou: “__Veio uma calça tão bonita que quase fiquei com ela e vestia uma bermuda em pai, vai para debaixo da terra mesmo? Mas, a mãe não deixou”.

Tinha no velório garrafa de café quentinho para quem ia passar a noite, água mineral , tudo muito organizado para uma família tão simples, fiquei imaginando, será que foi algum político que patrocinou tudo? Ano político sempre aparece uns caridosos... Depois do sepultamento perguntei a minha mãe e ela falou: __ Minha filha, seu pai sabendo que com 89 anos já estava na prorrogação da vida cuidou de comprar tudo e pagou em vários meses uma prestação de doze reais mensais a uma funerária, que lhe deu direito a uma despedida digna sem aperrear filho nenhum.