Saúde Publica Portuguesa

Mais um dia. Levantei-me cedo, tenho umas analises sanguíneas para fazer e prevendo a lentidão da saúde pública portuguesa fiz os possíveis para não chegar tarde. Oito horas e dez minutos e estou no hospital, dirigi-me ao sitio onde há quinze dias havia marcado as analises e disse ao que ia. A senhora amável explicou-me que a colheita era á entrada, fiquei intrigada pois não havia visto nada. Enfim lá voltei para trás e vi então uma folha A4 á porta da sala de espera, com uma letra para quem usa binóculos para observar passarinhos na floresta. Tirei a senha era exactamente o número 77. Antes de ser feita a recolha teria de fazer a ficha. O número ia algures no 45! Disse mal á minha vida!! Ainda estive um pouco de pé até que decidi sentar-me… enquanto esperava, sempre com um ouvido na senhora do Guiché, que chamava os números numa voz capaz de ensurdecer formigas. Deixei a minha consciência divagar.

Olhei á minha volta e só vi pessoas de cabeça baixa, não me admira aquelas paredes pintadas de um castanho tudo menos alegre não animam ninguém, muito menos pessoas que ali estão por motivos de saúde! Higiene também deixa a desejar, um hospital é suposto ser limpinho certo? Digo eu!

Finalmente ouvi o meu numero sai do meu transe e entre pessoas que reclamavam do lento serviço e outras que se resignavam á espera lá fui fazer a ficha. Passados uns minutos ouvi o meu nome e entrei na salinha. Nunca fui muito amiga de agulhas nem de sangue, tentei buscar um certo conforto na enfermeira! Este que fora-me recusado secamente, a senhora estava ali definitivamente para fazer nada mais que o seu trabalho e despachar-me logo de seguida (não lhe levo a mal, a julgar que provavelmente eu era a 77ª pessoa a passar-lhe pelas mãos não é de admirar). Felizmente a senhora picada foi indolor e bem mais rápida que a espera de duas horas, sem nada no estômago!

Perguntei quando estariam prontas as análises e sai dali, com menos uns mililitros de sangue e um certo alivio, por poder ir finalmente aconchegar o meu estômago!

SophieVonTeschen
Enviado por SophieVonTeschen em 10/04/2008
Código do texto: T940071