FRACASSADO?

Todos nós temos defeitos, limitações e momentos de fragilidade, assim como, temos também qualidades, potencialidades e momentos que nos sentimos com uma força imensa!

Se você passar a vida insistindo em constantemente valorizar seus defeitos, suas limitações e a sua fragilidade, com toda certeza conseguirá fazer com que eles se tornem mais fortes, mais evidentes e muito mais importantes do que suas qualidades e suas potencialidades!...

Na verdade, se observarmos bem, poderemos perceber, que os nossos defeitos e as nossas limitações, na grande maioria das vezes são declarados, proclamados e bastante engrandecidos, por nós mesmos. E podem ocupar uma parte importante na nossa vida, porque os valorizamos e damos a eles esta importância, este poderoso papel de destaque.

Existem pessoas, que pelos mais variados motivos, se apegam tanto nas suas limitações e fragilidades, que não conseguem nem mesmo perceber algumas, ou até mesmo as muitas qualidades e potencialidades que com toda certeza todos temos.

Costumam se desqualificar constantemente. Usam habitualmente frases negativas e auto-depreciativas, como o “não sei”, “não consigo”, “não posso”, “não tenho capacidade para isso” e o “não adianta nem tentar”, que acabam se convencendo e introjetando limitações muitas vezes inexistentes. E desanimam! E acreditam na própria incapacidade, de uma maneira tão forte, que, muitas vezes, mesmo sendo dotadas de inúmeras habilidades e qualidades, chegam ao ponto de realmente se posicionarem na vida como literalmente incapazes e incapacitadas!

E sofrem por se sentirem constantemente frustradas e fracassadas. Na maioria das vezes, não porque sempre perdem, mas porque, diante dos desafios, e até mesmo de novas oportunidades, se encolhem, se escondem, recuam, e nem mesmo tentam. E se derrotam antecipadamente! Habituam-se a acumular ao longo da vida inúmeros fracassos e derrotas impostas por elas próprias, por desistência e recusa de vencer o que elas aprenderam a chamar de limitação e incapacidade. E usam a força que têm para inibir, sufocar e derrotar a coragem, de em algumas situações, se permitirem sair um pouco do comodismo e arriscar, um pouquinho só.

É importante termos claro na nossa vida, que só podemos ter a certeza absoluta de que não conseguimos, depois de termos pelo menos tentado. Por mais criativo que alguém possa ser, não podemos nos esquecer, que agir quase sempre é diferente de só pensar. Imaginar uma cena e o desfecho dela no pensamento, é bem diferente de viver esta cena na realidade. Na imaginação, assim como podemos criar facilidades inexistentes, podemos também nos cercar de fantasmas e obstáculos intransponíveis.

Antes de desanimar, de desistir e de aceitar um fracasso, uma derrota, lembre-se disso...

Francisquini
Enviado por Francisquini em 15/04/2008
Código do texto: T947405
Classificação de conteúdo: seguro