PRECONCEITO!

Todos sabemos que cada um de nós é único. Que enquanto seres humanos, temos peculiaridades e características complexas e individuais, e que justamente por isso, nos comportamos de maneiras variadas, temos reações diferenciadas diante de uma mesma situação. São as nossas vivências e os aprendizados ao longo da vida, que irão nortear nossos atos e determinarem nossas preferências.

Podemos nos parecer com alguém fisicamente, ou até mesmo termos gostos e alguns comportamentos parecidos com os de outra pessoa. Mas sermos exatamente igual a alguém, é impossível!

Vivemos, convivemos e reagimos de acordo com nossas peculiaridades, com a nossa percepção, com as experiências de vida que temos, e de como assimilamos estas experiências. Diante disso, por que será, que existem pessoas que insistem em querer determinar, ou mesmo cobrar que seres humanos sejam exatamente iguais, que sigam normas rígidas e que todo aquele que não se enquadra, que resiste em ser original, que é diferente, deve ser estigmatizado, rotulado, rejeitado e alvo de preconceito?

Na minha opinião, uma das características mais fascinantes em nós seres humanos, é justamente a constatação de que somos absolutamente indivíduos, ou seja, cada um de nós é único.

Por que será, que ainda hoje em dia, apesar de toda propagada evolução tecnológica, ainda existem pessoas que insistem em permanecer com pensamentos e comportamentos retrógrados e preconceituosos, não conseguindo aceitar as diferenças meramente como peculiaridades?

Por que estas pessoas insistem em qualificar diferenças como defeitos, merecedoras de preconceitos e discriminações que inúmeras vezes resultam em sofrimentos e agressões completamente desnecessárias, se houvesse a predominância de pelo menos um mínimo de bom senso e de respeito?

Sabemos que o preconceito gera a intolerância. A intolerância torna a pessoa irracional, insana, até mesmo violenta, e assim, a distancia daquela que talvez seja a característica que realmente diferencia o ser humano de outros seres que existem neste planeta: a racionalidade, a capacidade de usar o cérebro para pensar.

Me entristece muito, constatar que é justamente devido ao preconceito, a não aceitação do diferente, que acontecem tantos atos de crueldade e de desumanidade.

Guiada pelo preconceito, pela inflexibilidade e pela rigidez de pensamento, a pessoa se torna autoritária e com isso, perde a capacidade de permitir ao outro que seja original. Que assuma a sua peculiaridade. Se torna incapaz de respeitar o diferente, rejeitando, discriminando e até mesmo agredindo-o. E com isso, tira dela própria a possibilidade de usar seu cérebro de maneira racional, e usar a sua sensibilidade para ser mais humana! Para respeitar o outro e o seu direito de ser ele mesmo!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 22/04/2008
Código do texto: T957759
Classificação de conteúdo: seguro