Paris, 1941

Hipocrisia... Eu já fui hipócrita! E não me orgulho disso, mas também não me envergonho de ter mudado algumas opniões, de aprender e recuar... E sempre que necessário, peço desculpas...

Não adianta apagar o que fizemos, não adianta simplesmente não comentar, ou queimar as fotos que registraram o envento, às vezes não adianta nem se desculpar... Nada enfim, apaga o que foi dito, feito, ou não feito. Nada.

Só nos resta, então um consolo, melhorar... E mesmo assim, chegamos a precisar cometer o mesmo erro mais de uma vez.

Há uma exposição de fotografias causando polêmica na França.

São fotos tiradas pelo fotógrafo francês André Zucca, retratam Paris durante a ocupação alemã.

Eu vejo provas dos acontecimentos.

O grande problema é que nas fotos aparecem pessoas despreocupadas e felizes. Não se vê os aspectos dramáticos vivido no período, como as longas filas de espera em frente às lojas de alimentação ou a perseguição e deportação de judeus.

A história:

As fotos foram tiradas para a campanha nazista.

Hoje, em pleno século XXI ainda é necessário explicar,em miúdos, a arte.

O grande problema, pelo o que eu entendi é que não mostra os dois lados da moeda. Havia sofrimento, mas também não havia, porém havia sofrimento!

Querem cancelar a exposição. O que há de tão temeroso em se mostrar a verdade??

Apagar essas fotos não apaga o que aconteceu, existiam pessoas despreocupadas com a vida. E deixar elas para exercer sua função de reveladoras da verdade, não apaga o fato de que existiu sofrimento na época. A grande importância é saber, o que você vai fazer com a informação, depende de você.

Tirado daqui: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080424_parisocupadaexpodf.shtml

Jule Santos
Enviado por Jule Santos em 27/04/2008
Código do texto: T964933