TEMOS VAGAS

Você pode até não querer fazer, mas também ninguém vai fazer por você.

Você pode até querer negar. Mas se realmente foi, não negue, porque alguém mais vai ficar sabendo!

Você pode até não gostar de amanhã, mas o tempo não vai parar no seu comando.

É bem injusto, todos sabemos. Já que o tempo trabalha para nós. NÃO, é ele o nosso patrão, autoritário e frio. Se realmente fosse ele quem trabalhasse para nós, os dias teriam 482 horas, sem alterações no clima e sem indisposição! Mas não é assim, por isso o tempo é nosso maior inimigo e nosso maior aliado... E vai fora dos nossos limites que não façamos tantas coisas ruins, que não façamos tantas caras feias, que não esqueçamos das coisas que precisamos lembrar. E sobre tudo que não façamos nossas vidas tão medíocres... Tudo isto dentro deste tempo já tão velho e determinado.

Por puro respeito, ódio, insegurança e sabedoria que todos os relógios, cronômetros, ampulhetas, despertadores, sol e lua imploram: não seja muito medíocre! Tenha também este respeito por eles, e por si só mesmo... Não fique em casa de terno e gravata. Não cozinhe de salto-alto e maquiagem. Não passe direto nos canais de desenhos e propagandas idiotas. Não coma somente verduras, produtos naturais e coisas 100% saudáveis. Não use suas melhores roupas somente para ocasiões especiais, de vez em quanto vista-as e vá ao mercado ou passear com o cachorro. Não jogue foras entradas de cinema e teatro, arquive e um ano depois que começar veja e orgulhe-se de todas as peças e filmes que já viu. Não diga que não está interessado logo de início para “não perder tempo”, primeiro pergunte bastante, depois simplesmente diga que não quer e pronto.

Nós pensamos que as coisas são rápidas, que tudo é num estalar de dedos, e, de repente, queremos que Iracema vire Pocahontas, que a cadeira de palha seja poltrona, que as secretárias não sejam nem um pouco cretinas, que atores animem festas infantis, que exista mágica para limpar e organizar todas as coisas, que saibamos nos teleportar para onde for preciso, que as brasileiras mais bonitas não sejam tão vulgares, que não haja tanta pornografia na internet, poder confiar em todos os vendedores, aprender algo bom com as músicas mais atuais, ter Pamella Anderson ou feiticeira em nossas camas, um eterna continuação de Harry Potter, nada de calorias em barras de chocolate... Mas o mundo levou sei lá quantos milhões ou bilhões de anos para ficar do jeito que está, e cá entre nós: está perfeito? Você mesmo levou no mínimo uns seis meses para nascer, oito horas para sair do escritório definitivamente, então como querer destruir e reconstituir a via lacte a seu gosto em um dia ou dois?

Mas são estas coisas, pequenos sonhos diários e involuntários... Realizáveis? Quem sabe? Pois as únicas certeza que temos são: todos vão morrer, todos vão envelhecer, nada do que se desejar vai cair do céu, ninguém vai bater a sua porta oferecendo felicidade instantânea numa embalagem de 500 gramas, alguém vai nascer amanhã, o sol vai nascer amanhã e você não será o único a vê-lo e senti-lo, anda irá encontrar aqueça pessoas que quer destruí-lo.

São pequenas idiotices diárias, mais do que necessárias: ao menos uma vez na vida ir contra a escada-rolante. Cantar ou encenar em frente ao espelho. Imitar o jeito como alguém fala. Ir até a janela e olhar pra rua porque pensou que alguém está lhe chamando. Cantar aquele pedacinho de música que não sai da mente, e depois se arrepender por isto. Dormir mais cinco minutos depois que o relógio desperta, falar escovando os dentes. Quase ficar cego com o sol da rua. Ler algo que não vai lhe acrescer em nada. Ignorar alguém ou algum fato importante. Deixar alguma coisa cair no chão e ficar fulo por isso. Falar um palavrão. Ficar intrigado se “aquelas” palavras foram uma brincadeira ou estava realmente falando sério. Procurar alguma coisa. Rir de algo que só você achou graça. Ouvir, ou falar sem querer uma fofoca. Fazer xixi de porta aberta. Fazer as contas para comprar alguma futilidade que acabou de ver. Bocejar. Mascar chiclete e guardar na geladeira para mais tarde. Conversar com seu cachorro como se ele fosse seu filho recém-nascido. Esperar por algo indesejável. Trocar uma palavra com algum desconhecido. Ter de cumprimentar alguém que você não gosta. Sentir preguiça depois do almoço. Arrumar uma pequena bagunça. Juntar o sabonete. Dar uma topada em algum lugar. Descobrir alguma coisa nova. Olhar no relógio. Colocar alguma porcaria cheia de bactérias na boca.

E além destas brincadeiras do destino, ainda existem os problemas. Pequenos problemas diários que temos de esquentar a cabeça, ou achar engraçado, mas resolvê-los. Não tente escapar, aceite-os, pois são eles quem movem nosso dias com naturalidade e sem monotonia. Porque, pense... Seu dia de anteontem não foi exatamente como o de ontem, e nem está sendo como o de hoje, e certamente o mesmo acontecerá amanhã. E ainda os sonhos, as posições e lugares que queremos chegar, tudo que queremos ter e com quem queremos estar. Os sonhos são grandes problemas, e quem consegue resolve-los significa que realizou seu sonho. Pequenos problemas regem nosso dia, um de cada vez, grandes problemas regem nossa vida toda.

As grandes coisas só são grandes porque existem as outras pequenas, e como num quebra-cabeça, tudo se monta... Em vidas únicas que se interligam, se dividem, compartilham e disputam. A vida é uma guerra e você é meu inimigo. Um inimigo cheio se sorte, mas a sorte não existe, ela é um golpe do destino que apelidamos assim, uma pequena elevação do destino, e daí as coisas boas acontecem. E você já se deparou como estas elevações acontecem em sua vida? Não querendo ser pessimista, ou pregar a paz mundial, mas diante de tantas pessoas que estão na rua, com fome, com frio, sem escola, sem saber ler ou escrever... Você está aqui lendo este texto! Cai na real, você é muito sortudo, quer dizer, tem freqüentes elevações no seu destino.

Faltará mais água, faltará mais comida, faltará conforto, porque muito antes faltará idéia e consciência. E até tudo mudar, até tudo faltar, temos ainda que lutar. Porque não existem caça-talentos, não existe oportunidade, não existe sorte... Existem vagas: Ninguém vai lhe chamar para um emprego se não existir a vaga para este emprego. Ninguém vai ser chamado para atuar em um grande filme, se não existir a vaga para aquele papel. Ninguém vai encontrar um grande amor, se não existir aquela vaga da parte de outro alguém também querendo encontrar um grande amor. Ninguém vai nascer ou morrer, se não houver em ambos os planos para tanto. Então saiba, e conheça exatamente aquilo que deseja, e pense positivo para que seu destino dê uma elevada e encontre aquela vaga.

Portanto realize, erre, faça descaso, caia e levante, se orgulhe, não meça esforços e se mostre indiferente, chore, tropece e cumprimente, comece tudo outra vez, porque para fugir da desumanidade, sempre temos vagas! Faça isto tudo, os pequenos atos diários mais do que necessários e assine seu atestado “anti-mediocridade”! Isto torna as coisas bem mais fáceis e agradáveis para seu tempo e destino, eles sorriem e agradecem.

Douglas Tedesco – 07.05.2008

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 07/05/2008
Reeditado em 18/03/2009
Código do texto: T978758
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.