DOMINGÃO CHOCANTE

Domingo, dia 18 de maio de 2.008, estive ocupado com diversos compromissos “úteis”, graças a Deus. No final da tarde resolvi relaxar (sem gozar como aconselhou a Ministra do Turismo) e ligando a televisão passei a assistir os últimos momentos do milésimo programa dominical do competente apresentador Fausto Silva.

Tudo ia bem até que entre os homenageantes apareceu a primeira figura que estraçalhou meu bom senso e dignidade de cidadão brasileiro. O Ministro da Cultura, que faria melhor em ficar calado ou ocupar-se de algo mais importante e condizente com seu cargo, com todo respeito ao Faustão. Surgiu falando, lamentavelmente, que não conseguiu fazer as contas para saber quantos anos representam mil domingos. Ora, não é preciso nem Ter muita cultura para concluir, rapidamente, que mil domingos correspondem a pouco menos de 20 anos (19 anos e 10 meses aproximadamente). Aliás esse senhor ocupa um cargo muito importante para ficar se exibindo num programa de televisão que está alcançando quase 20 anos de apresentação, esquecendo que muitos outros programas já ultrapassaram essa marca há muito tempo. Perguntem isso para Inezita Barroso, Sérgio Chapelain, Carlos Alberto da Nóbrega, Hebe Camargo e muitos outros (e o Silvio Santos? O que diria?). Outrossim, o referido Ministro (?) não soltou uma única palavra sobre a morte da ilustre representante da Academia Brasileira de Letras, Zélia Gatai, ocorrida um dia antes (talvez aquela palhaçada já estivesse gravada). Que tristeza para os baianos e para qualquer cidadão brasileiro que ama sua nação.

Respirei fundo e quando estava quase me recuperando do choque, quem aparece?

O Presidente da República?

Ah! Mas logo que me recuperei do estarrecer, deu para entender: ano de eleição, um entardecer e início de noite de Domingo, após o jogo de futebol, no milésimo programa do Faustão, com apresentações especiais como a dança com Cristiane Torloni (esta sim uma brasileira digna que luta, entre outras coisas, pela defesa da Amazônia). Imaginem que índice de audiência sensacional para APARECER. Ele só esqueceu de manifestar-se sobre o desrespeito ao direito de propriedade e outras barbáries que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul, sobre as questões das invasões no Carajás, ocupação do território nacional no Norte do Brasil, onde defensores do país como o General Hélio expõem a própria vida em nossa defesa, sobre as últimas ameaças e atentados contra prefeitos, governadores e até mesmo o jornalista da própria Globo, que denunciava extorsões, reflexo das aviltantes restrições à liberdade de imprensa...

Bem, por que minha surpresa? O que esperar daqueles que esquecem tudo que prometem e defendem, com unhas e dentes, tudo o que antes condenavam?

Mas como desgraça pouca é bobagem, pouco tempo depois assisto o mesmo Presidente da República jogando nas costas do povo a responsabilidade pelo controle da inflação.

Chega é muito para um único Domingo. O melhor é me recolher, orar e dormir. Amanhã já é Segunda feira.

SP. 19/05/08

Fernando Alberto Salinas Couto

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 21/05/2008
Código do texto: T999282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.