Como formatar o Pen Drive sem infectar o PC

Para o Windows

Não importa se você usa o XP, Vista ou Windows 7, a maneira de formatar é sempre a mesma. Ao inserir o dispositivo na porta USB, ele será reconhecido pelo sistema operacional e aparecerá em “Computador”, ou no “Meu Computador”.

Para iniciar o processo, clique com o botão direito no drive e escolha a opção “Formatar” para abrir as informações daquele pendrive. Ali, você encontra a capacidade total do dispositivo, o sistema de arquivos, a unidade de alocação e pode renomear o volume, além de escolher entre a formatação rápida ou normal.

Ao selecionar a opção “Iniciar”, o sistema vai pedir uma confirmação do processo, uma vez que a formatação apaga todos os dados ali armazenados. Clique em “Ok” para que ele faça a formatação.

ATENÇÃO: Verifique se você está apagando só os arquivos do Pen Drive para não apagar outros arquivos do seu PC. Se o seu Pen Drive está com vírus formate-o sem abri-lo, isto vai fazer com que seja excluído qualquer arquivo lá existente.

PS: Existem outras formas mais complicadas e mais eficientes que estas se o vírus for resistente, mas só posso ensinar estas com mais detalhes para quem já fez um curso de informática ou tenha alguém por perto para ajudar. Minha assinatura aqui no Recanto não permite que eu post fotos dos quadros explicativos.

Obrigada: Sílvia, Ruana, Alana, Benedito, Thennyson, Vanessa, José Eduardo, Paulo Henrique, Carlos Eduardo, Antônio Oliveira... e tantos outros pelas palavras carinhosas e gentis. Fico feliz por receber tantos e-mails carinhosos de agradecimento. Qualquer dúvida é só deixar um recadinho. Valeu!

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 07/02/2014
Código do texto: T4681531
Classificação de conteúdo: seguro