POEMA DE CONSTRUÇÃO PROSAICA

Bem, algo digno de registro surgiu-me com o questionamento aportado em interlocução ao texto "A NATUREZA FORMAL DO POEMA", publicado em http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/4896901 . Efetivamente, ainda se pode incluir um espécime poético híbrido, que é o POEMA EM PROSA, ou seja, um poema construído com a utilização da escritura prosaica a título de elemento formal. Muito comum na poesia de raiz grega e romana, e nos últimos séculos na contemporaneidade poética de raiz inglesa, especialmente nos EEUU, apesar das vertentes linguísticas e sociológicas bem diferenciadas, este espécime poético nascido da conjunção da poética tradicional e da expressão prosaica é muito usado especialmente na chamada Poesia Épica, na qual predominam elementos histórico-sociais. Nestes exemplares, as figuras de linguagem são muito rarefeitas, portanto, sendo pouco encontráveis as metáforas. São peças literárias normalmente apresentadas em versos, porém com pouca codificação linguística, porque nestas dificilmente ocorre a subversão do sentindo original dos vocábulos, que é como a metáfora normalmente se apresenta nos poemas que contém veraz e nítida a Poesia, caracterizada pela sua necessária codificação verbal, em todos os tempos da história da humanidade. Pouco há de POLIVALÊNCIA metafórica nestes poemas prosaicos. Quando ocorre a metáfora, ela é sempre MONOVALENTE, pouco levando aos territórios da sugestão e reflexão a que as codificações linguísticas naturalmente remetem o receptor. O que mais importa nestes exemplares de poesia rarefeita é o registro dos fatos que existem (ou existiram) e repercutem na sociedade na qual o autor está inserido ao seu tempo. Destarte, há peças memoriais que congeminam bem os gêneros literários Poesia e Prosa no seu articulado verbal. O bom POEMA PROSAICO é uma espécie de crônica (ou comentários) abordando os fatos do cotidiano do poeta, que muito mais do que apenas sugerir, quer mesmo é registrar o tempo de viver e os seus detalhamentos, quase sempre em afirmativas gongóricas, altissonantes, apaixonadas. Enfim, fazendo pátria e nacionalidade através da utilização da linguagem doce da Poesia. Uma das elaborações prosaicas muito comuns em todos os tempos – feita por poetas menores – é o textículo (o autor pretende que seja expressão da Poética) que delata os sucessos e insucessos amorosos, na vertical e na horizontal. Mas, nestes casos, normalmente, são meros versos prosaicos em que não comparece a Poesia como gênero literário...

– Do livro O CAPITAL DAS HORAS, 2014/15.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/5148502