Como publicar um livro

Caros colegas,

Em dezembro de 2014 publiquei um livro, RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS, sem gastos com a editora. Muitos colegas perguntam quais os caminhos que devemos trilhar para publicar um livro.

Publiquei o livro pelo site Clube de Autores. Este site publica livros gratuitamente. Basta que o autor se cadastre e edite o seu livro por conta própria. A impressão é feita sob demanda, à medida que o próprio autor solicite exemplares ou que o livro seja vendido, via internet. Não há obrigatoriedade de permanecer no site. Se o livro fizer sucesso e o escritor quiser romper o contrato, isso é feito com facilidade e sem custo. A desvantagem deste sistema é o preço final do livro. Sem os direitos autorais, o meu livro, com 155 páginas, é vendido no site por R$31,00. Os direitos autorais é definido pelo autor e este valor é repassado para o mesmo sempre que atinge um determinado valor. Este foi o caminho para que outras editoras pudessem interessar pelo meu material. Oito meses após o lançamento já fui procurado por duas grandes editoras que tem o interesse de colocar o meu livro no mercado. É importante ressaltar que para você publicar um livro existem algumas obrigações. Vejam:

Registrar os originais. No site da Biblioteca Nacional há informações de como fazer isso.

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, os separando também por edição”. É obrigatório e o próprio autor do livro pode adquirir o ISBN se cadastrando e pagando uma taxa no site oficial da Agência Brasileira de ISBN.

A Ficha Catalográfica é obrigatória, também. É a parte em que as bibliotecas usam para cadastrar o livro e colocar na estante por assunto tratado na obra. A Câmara Brasileira do Livro – CBL presta esse serviço.

Veja outras maneiras de publicar seu livro de graça:

Participação em concursos literários – Há prêmios literários que pagam aos vencedores quantias em dinheiro ou publicação dos livros selecionados. A depender do prêmio, isso pode significar a divulgação na mídia nacional e/ou internacional e a contratação por uma editora. Esta é uma forma de entrar pela porta da frente no mercado editorial. No entanto, a maioria dos concursos e prêmios literários exige o pagamento de uma taxa de inscrição. Além disso, muitos dos certames servem apenas a quem os promove. Portanto, a escolha em se inscrever precisa ser bem analisada.

Participar de antologias – Na internet proliferam as empresas e pessoas físicas que promovem livros escritos por vários autores. As antologias servem para escritores iniciantes e que não podem pagar pela edição de um livro solo. Os preços variam de acordo com a quantidade de páginas contratadas. Algumas iniciativas são louváveis, pois lançam os livros em coquetéis, cafés literários ou em bienais do livro. A maioria cobra inscrição do autor ou exige que ele compre antecipadamente uma quantidade determinada de exemplares. Pouquíssimas iniciativas não cobram taxa de inscrição. O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia premia os selecionados com a publicação. Os primeiros dez colocados recebem um exemplar do livro. Os demais não recebem nem são obrigados a comprar.

Caso necessite de mais informações entre em contato comigo pelo e-mail:

carlosrobertotorrente@gmail.com

Carlos Torrente
Enviado por Carlos Torrente em 07/09/2015
Reeditado em 07/10/2020
Código do texto: T5373874
Classificação de conteúdo: seguro