POESIA E POEMA

Sim, está correta a expressão, tendo em vista a metáfora que ora usas, o "lapidar do poema", como se fora ela – a proposta verbal apresentada – uma pedra preciosa a ser lapidada. Cuidado: POESIA e POEMA não comportam, a rigor, a sinonímia: o poema é a materialidade da Poesia, sua configuração moldada em signos verbais. É um erro conceitual tratar a palavra Poesia como sinônimo de poema, quando se aborda com acuidade literária o assunto. A confusão vem desde a escola primária, quando o professor convidava: diz uma poesia, Joaquinzinho! O que, em verdade, o mestre da escola fundamental queria dizer era: "diz um poema, Joaquinzinho!" Portanto, não se "lapida" a poesia, e sim a composição composta por palavras. Digo mais: sem a constatação da METÁFORA no poema, inexiste o comparecimento do gênero Poesia naquela peça poética. Portanto, sem metáfora(s), não existe a presença da Poesia no poema. Teremos, então, VERSOS SEM POESIA, que é o que normalmente constatamos, especialmente quanto a novos e novatos em Poética. E é óbvio que, na tua expressão acima, o poema fica "enriquecido" pela utilização da(s) metáforas. Aliás, reiterando: sem o aparecimento da metáfora (figura de linguagem) não comparece a Poesia, no poema.

– Do livro OFICINA DO VERSO, VOL. 02; 2015/17.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/5965142