Curso A Arte de Contar Histórias

Professor Alexandre Derlam - Cena Um - 24 e 25/02/2018

Dicas:

- Livro Grandes Diretores do Cinema.

- Filme Nove Rainhas.

- Filme Rito sumário (do próprio diretor): Identificou a cena urbana degradada de Porto Alegre (sem cartão postal, com imagens chocantes, opressivas). Incluiu um quadro com Jesus+Playboy para mostrar um personagem contraditório, esférico. Mostrou o banheiro, lugar de excremento. Mostrou o espelho, em um momento de reflexão. Em um momento de lembrança do Caixa, o espectador fica pensando: "Era o mesmo cara? É outro igual? Sempre com o mesmo caixa? Aí tem!" (Qual é o golpe não interessa. Interessa que É um golpe!).

- Manter o mistério, dar pistas, resolver só no fim.

- Filme O que é cinema.

- Filme Juno: o que a personagem está sentindo. Planos longos calma. Planos curtos tensão. Aproximando o foco do personagem: pensamento/tensão crescente.

- Filme Rocky um lutador: Apresentação do personagem mostrando a casa e mostrando coisas que o descrevem, sem falar muito, sem exposição. Coisas acontecem e a expressão da personagem muda. (coitado desse cara!). Atitude com o cachorro mostra índole e caráter do personagem.

- O final do Snape só JKRowling e AlanRickmam sabiam (para ele poder dar as nuances do personagem ao longo dos filmes).

- Filme Drive (livro banal e filme superior). Início do filme é tão bom, que poderia ser um curta! Bandido, porém profissional.

- Ler críticas nos dá mais discurso (contexto) de cinema, por exemplo, para "enfrentar" um pitch.

- Construir motivações internas para cada cena. Isso ajuda os atores.

- Filme A Testemunha: propaganda do Zaffari.

- Papel criativo-narrativo-ampliador da música do filme.