Animês recomendados


(imagem: Kagome Higurashi, protagonista de "Inuyasha", série de Rumiko Takahashi)


"Animê" é o nome usado no Brasil para designar um seriado japonês de animação, geralmente baseado no mangá, ou quadrinho japonês.

Eis algumas séries de alta qualidade, ressalvando que em sua maioria elas não são infantis, pois é um preconceito acentuado entre nós, achar "a priori" que desenho animado é coisa de criança. Nada contra, mas pode ser ou pode não ser, existem animações bastante adultas.

GENE SHAFT - ficção científica: uma distopia no século 23, dominado pela genética.
BLUE DROP - ficção científica, onde uma alienígena caída na Terra resolve defender nosso mundo contra a invasão de sua própria raça.
UTENA - saga misteriosa num colégio que parece não fazer parte de nosso mundo.
SANGRI-LAH - ficção científica sobre um Japão distópico e a luta de uma adolescente contra a tirania.
SAILOR MOON - a saga da Princesa da Lua Branca e sua luta contra o mal.
COWBOY BEBOP - séculos no futuro a humanidade espraiou-se pelo Sistema Solar e os "cowboys" são caçadores de recompensa que caçam fugitivos da Lei.
PSYCHO PASS - terrível distopia num mundo onde a sociedade é controlada por um sistema que capta as intenções criminosas; a Inspetora Tsunemori Akane busca dar uma direção humanista ao departamento de polícia onde ela trabalha.
KOBATO - uma menina inocente cai do Céu com uma missão de amor a cumprir.
SORA NO WOTO (A música que veio do Céu) - após a queda de nossa civilização, numa era futura sombras de uma nova guerra ameaçam a nova civilização.
CANAÃ - história de uma aventureira muito especial e poderosa.
GUERREIRAS MÁGICAS DE RAYEARTH - três adolescentes são abduzidas da Torre de Tóquio para o mundo de Cefiro, onde descobrem ser guerreiras da justiça profetizadas há séculos e que deverão salvar aquele mundo.
SAILOR MOON CRYSTAL - segunda série de animação da Sailor Moon, seguindo mais de perto o mangá original de Naoko Takeushi.
GA-REI ZERO - a comovente saga das irmãs de criação Tsuchimiya Kagura e Isayama Yomi, que após anos de amizade tomam caminhos diferentes (o bem e o mal).
INUYASHA - magistral fantasia sobre uma menina moderna de 15 anos, Kagome Higurashi, que se vê magicamente transportada ao período feudal nipônico, onde conhece o "hannyou" (meio humano, meio youkai) Inuyasha e com ele vivencia inúmeras aventuras.
CHRONO CRUZADE - uma freira guerreira em luta contra as forças do mal.
SAKURA CARD CAPTOR - série muito popular sobre uma menina que se torna uma capturadora de cartas mágicas que fugiram ao controle.
AS CRÔNICAS DE TSUBASA - a mesma Sakura em outra realidade, como princesa de um mundo alternativo, que parte para uma jornada de missão em diversas dimensões.
LUPIN III - o neto de Arséne Lupin numa sucessão de aventuras cômicas.
AVENGER - uma nave terrestre é destruída ao se aproximar de Marte por ordem do ditador daquele planeta. A menina que sobrevive cresce com o espírito focalizado em derrotar o homem que assassinou seus companheiros e sua família.
CHOBBITS - fábula sobre o relacionamento entre seres humanos e androides.
RED GARDEN - inusitada série de terror passada numa Nova Iorque moderna.
MAI OTOME - O Reino de Windblom é invadido por uma coligação estrangeira e a jovem Rainha Mashiro, até então omissa e irresponsável, cai em si e torna-se uma heroína para defender seu povo.