O que são produtos ultraprocessados?

No respeitado Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), encontra-se um sistema de classificação dos alimentos conforme o grau de processamento em três estágios: (1) natural ou minimamente processado, (2) processado e (3) ultraprocessado. Por isso, segundo o nutricionista e pesquisador do Nupens/USP, Carlos Monteiro (2010), a recomendação é evitar o consumo de ultraprocessados(1).

Tais produtos frequentemente parecem comida, têm gosto de comida, têm cheiro de comida, mas são imitação de comida. E devem ser evitados - quando possível - em uma alimentação mais justa e adequada.

Eles são feitos nas fábricas e indústrias a partir de diversas etapas de processamento e combinam muitos ingredientes que ninguém tem na cozinha de casa. São coisas como proteína de soja e de leite, extrato de carnes, gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos, incluindo substâncias sintetizadas em laboratório a partir de carvão e petróleo, por exemplo.

Alguns aditivos servem para impedir alterações físicas nos alimentos, como oxidação ou escurecimento. São da classe de estabilizantes ou antioxidantes, como fosfato sódico, citrato sódico e ácido ascórbico, por exemplo. Eles ajudam a aumentar a durabilidade dos alimentos.

Outros têm função cosmética: servem para alterar as características sensoriais dos produtos e fazê-los parecer com a comida de verdade. É uma química para ter cheiro de carne, outra para ter cor de laranja e uma terceira para ter textura de creme de leite, por exemplo. São os chamados aditivos cosméticos, que servem para enganar seus olhos, seu olfato e seu paladar. Além disso, esses produtos contribuem para a degradação do meio ambiente, para a precarização do trabalho e são altamente lucrativos para a indústria de alimentos.

***

(1) Exemplos desse tipo de produtos alimentícios incluem: carnes processadas como no caso de salsichas; cereais matinais ou barras de cereal, sopas instantâneas, bebidas açucaradas, nuggets de frango, bolo industrializados, pão produzido em larga escala, refeições prontas, shakes que substituem refeições.

Mais informações:

Guia alimentar para a população brasileira

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 15/07/2020
Reeditado em 15/07/2020
Código do texto: T7006560
Classificação de conteúdo: seguro