O que é Análise de vulnerabilidades?

A análise de vulnerabilidades é um processo preventivo, que encontra os focos de erros e diminuem suas chances de acontecer.

A análise é o processo de identificação de falhas e vulnerabilidades que podem expor seu sistema e dados a diversas ameaças. É uma avaliação ampla da segurança, indicando as fraquezas para eliminar ou reduzi-las.

As brechas na segurança podem acontecer de diversas formas, seja por falhas humanas, erros de programação ou má configuração dos sistemas.

As falhas humanas são comuns de acontecer, principalmente com colaboradores sem treinamento, que clicam em links suspeitos ou baixam documentos infectados, por exemplo.

Os erros de programação se dão por falhas nos desenvolvimentos de sistemas que mantêm brechas que podem atrair vulnerabilidades, enquanto a má configuração são os softwares sem devida manutenção, que não garantem uma segurança adequada.

A análise de vulnerabilidades tem diversos objetivos além de identificar e corrigir brechas nos sistemas, e podemos citar o desempenho e segurança, a melhoria da configuração dos softwares, implantação de novas soluções de segurança, garantir a melhoria contínua de infraestrutura da empresa, entre outros.

Damiao Oliveira

Data Protect Officer

Jornalista Damiao Oliveira
Enviado por Jornalista Damiao Oliveira em 19/08/2020
Código do texto: T7040069
Classificação de conteúdo: seguro