É POSSÍVEL PUBLICAR UM LIVRO SEM TER GASTOS?

ETAPAS PRINCIPAIS AO ESCREVER:

1 - Ideia inicial - O começo do caminho para escrever um livro.

As ideias se originam da fusão de nossas memórias, referências (literárias, cinematográficas, etc) e de nossas observações do que acontece ao nosso redor.

2 - Planejar a história

Para não perder a ideia, você deve anotar toda ideia que vier. Depois, procure julgar a validade dessas ideias e passe a escrever aquela que considerar a mais forte.

3 - Desenvolver os personagens para escrever um livro

Não existe uma boa história sem bons personagens. É por meio deles que o leitor se conecta à narrativa, ao identificar sua vida com os conflitos que lê.

Portanto, se existe algo que você deve investir é na criação de personagens para ter êxito em como escrever um livro.

4 - Traçar objetivos e prazos

Quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar nenhum. Por isso, é importante trabalhar com objetivos claros.

Nem sempre, você baterá suas metas, mas verá que com o tempo vai criar o hábito de escrever diariamente.

5 - Escrever a primeira versão — O passo principal

A primeira versão é a hora de você despejar sua ideia no papel. Sem julgamentos. Sem ficar corrigindo o tempo todo. Sua única meta deve ser chegar até o fim da história.

6 - Reescrever as versões seguintes e revisar

O que você fará — após concluir a primeira versão e ficar umas semanas sem olhar para ela — é pegar as anotações de ideias que teve e que poderiam melhorar a história e incluí-las. Ou ler a primeira versão e marcar passagens que não foram bem desenvolvidas, melhorar descrições, aprofundar personagens e criar novas cenas de coisas que não ficaram claras.

7 - Fazer uma revisão gramatical

Você deve contratar uma revisão gramatical do seu livro. Porque mesmo se você for exímio nessa questão, estará tão ligado à sua obra que vai passar por cima de vários erros.

Um revisor gramatical deixará sua obra afinada.

Hoje há várias formas de publicação além da tradicional, em que se envia o original para as editoras e fica esperando a resposta para ser publicado.

Existem editoras que fazem um bom trabalho, cobram pela publicação, ou dividem os custos e ajudam autores iniciantes. Mas tenha muito cuidado!

Também é possível publicar o seu livro sem nenhum custo, exceto com revisão, diagramação, capa, etc. Essas editoras apenas publicam do jeito que você enviar.

Clube de Autores, Amazon KDP (Kindle Direct Publishing), Saraiva Publique-se são algumas plataformas que publicam livros sem custos.

Se precisar de alguma orientação, envia-me e-mail:

carlosrobertotorrente@gmail.com

Carlos Torrente
Enviado por Carlos Torrente em 07/10/2020
Código do texto: T7081669
Classificação de conteúdo: seguro