Vaga de Emprego ou Meu Primeiro Emprego ou Meu Próximo Emprego

Roteiro para pesquisar profissões*

Para ajudar na tarefa de levantar seus interesses pessoais e informações sobre as profissões, você pode seguir o seguinte roteiro de perguntas.

1. Você escolheria essa profissão mesmo que não precisasse ganhar dinheiro?

2. Quantas horas por dia pretende trabalhar?

3. Que tipo de local de trabalho prefere: fechado, aberto, com muitas ou poucas pessoas?

4. Qual tipo de horário mais o atrai: fixo ou flexível?

5. Prefere trabalhar em grupo ou individualmente?

6. Você gosta de se vestir de maneira formal ou informal?

7. Você gosta de desafios ou prefere um trabalho previsível?

8. Gosta mais de criar ou de executar tarefas?

9. Prefere trabalhar em uma grande empresa ou em um pequeno escritório?

10. Gosta de escolher e de arcar com as consequências de suas escolhas ou acha melhor receber ordens?

11. Prefere ganhar menos e ter salário fixo ou ganhar mais e correr o risco de uma remuneração variável (com comissões, por exemplo)?

12. Por qual profissão você se sente mais atraído? O que uma pessoa formada nessa área faz de fato?

13. Quais as qualidades pessoais necessárias para obter sucesso nessa área? Você as tem ou, pelo menos, deseja desenvolvê-las?

14. Quais as possíveis ocupações dessa profissão?

15. Quais os cursos de formação disponíveis na cidade onde mora?

16. Quais as melhores faculdades nessa área?

17. Qual é a duração do curso?

18. Quais matérias são estudadas no curso? Você gosta delas?

19. Como são as aulas? É um curso teórico ou tem uma carga prática grande?

20. Qual a faixa de remuneração atual para essa profissão?

21. Como você poderia atuar como profissional autônomo nessa área no caso de ser difícil conseguir emprego fixo?

22. O ritmo de vida e os valores das pessoas que trabalham nessa área têm a ver com você?

23. Você já assistiu a pelo menos uma aula do curso que está querendo, ou visitou algum local de trabalho da área?

24. Qual foi a sua impressão final depois da visita?

25. Quais as opções de curso de pós-graduação na área escolhida?

26. Que outros tipos de profissionais atuam na área que você escolheu?

27. Quem são os grandes profissionais da área? No que eles trabalham? Qual é o perfil deles?

Com as questões respondidas, você já terá uma ideia bem próxima do real de ter ou não escolhido uma profissão que combine com suas expectativas a respeito do assunto.

NOTA

* NASCIMENTO, Carmen. Seu emprego no futuro: você é esperto, ágil, flexível? Está empregado! São Paulo: Terceiro Nome, 2006. p. 64-66.

Carmen NASCIMENTO
Enviado por Dáblio Vê em 07/10/2020
Reeditado em 07/10/2020
Código do texto: T7082129
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.