(VI) EM JESUS VOCÊ PODE CONFIAR. 2. O CORDEIRO DE DEUS..

João 1.

Logo no inicio do ministério de Jesus, João Batista viu o Senhor caminhando em direção a ele e exclamou com entusiasmo: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” [João 1:29].

É a primeira vez que alguém se refere a Jesus chamando-o de Cordeiro. Depois de João, o apóstolo Paulo amplia a figura e ensina que Jesus é “O nosso Cordeiro pascal” [I Coríntios 5:7] devidamente sacrificado. Mas no último livro da Bíblia Jesus é chamado de “o Cordeiro” mais de 30 vezes. [Apocalipse 5:6 \ 6:1 \ 7:10 \ 8:1]

Ao mencionar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João Batista estava se referindo ao sacrifício expiatório de Cristo e também a impecaminosidade do Senhor. Todo o povo de Israel sabia de cor e salteado que o cordeiro do antigo sistema levítico tinha de ser “Sem nenhum defeito” [Levítico 22:21] O animal não poderia ser cego, aleijado e mutilado, nem ter úlcera, sarna ou outras doenças de pele [Levítico 22:22] Não deveria ser oferecido ao Senhor animal que tivesse “Os testículos machucados, esmagados, arrancados ou cortados” [Levítico 22:24].

Esse cerimonial rigoroso e detalhado apontava para um Jesus “Santo, inocente, sem mancha...” que não precisava, como os sumos sacerdotes da antiga aliança, “Oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo” [Hebreus 7:26-27] Jesus não cometeu pecado algum, mesmo tendo passado “Por todo tipo de tentação” [Hebreus 4:15] Uma das pessoas mais próximas a Jesus recorda que Ele “Quando insultado, não revidava, quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” [I Pedro 2:22-23].

Num Jesus assim você pode confiar!

by Pastor Valdeci do Nascimento Oliveira.