Em nome da paz e da vida

"Não há caminho para a paz. A paz é o caminho" (Gandhi)

Buscamos a paz como quem busca um caminho a seguir. Mas esquecemos de vivenciá-la enquanto procuramos por ela. Na verdade, ela está dentro de nós e deseja nos guiar para um novo mundo e uma nova humanidade. Felicidade, vida, amor, bondade, esperança e luz: tudo isso emana de um coração humilde, puro e pacífico.

Mas como podemos alcançar a paz interior num mundo onde o "TER" prevalece? Onde vícios são considerados virtudes, onde a violência é tida como algo normal e onde a vida é banalizada? O que podemos fazer para criar um mundo de paz? Que valores devem ser estimulados para que este mundo seja restaurado?

Acredito que a sabedoria aliada à experiência de vida podem nos ajudar. Ler biografias de grandes pacifistas e conhecer seus princípios é fundamental. Mas isso não basta: precisamos ter a humildade de reconhecer nossas limitações e saber aceitar a nós mesmos e aos outros. Precisamos entender que somos elos de uma grande corrente chamada humanidade. Todos nós somos importantes para manter a força da corrente.

Quando alcançarmos essa consciência e escutarmos os nossos corações, vamos perceber que a vida é uma manifestação de Deus e que é sagrada. Somente a paz assegura a vida. Guerra é destruição. Paz é restauração interior, é sempre ela que surge para dar fim a todas as guerras. A paz é a favor da vida, do diálogo, da partilha e da compreensão.

Certamente, chegará o momento em que o mundo não terá fronteiras. Não haverá necessidade de forças armadas, pois a consciência de cada um estará em sintonia recíproca e a vida jamais será ameaçada. A natureza será respeitada e preservada. A riqueza espiritual vai estar nos corações, não nas coisas. O cidadão ou cidadã não vai ser restringido(a) a uma cidade, estado ou país: a cidadania será universal. Não haverá conflitos religiosos, pois todos amarão a Deus sobre todas as coisas. Seremos uma comunidade consagrada, uma humanidade restaurada. E, quando a paz reinar em todos os corações ao mesmo tempo e em nome do mesmo amor, teremos a certeza de que Cristo voltou.

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 23/04/2009
Código do texto: T1554407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.