Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
http://settru.files.wordpress.com/2010/09/formatura.jpg

Excelentíssima Diretora da...;
Ilustríssimo Patrono,...;
Ilustríssimo Paraninfo,...;
Ilustríssima Coordenadora de TCC,...;
Ilustríssimas autoridades, aqui presentes;
Prezados professores e funcionários da...;
Caros familiares e amigos;
Colegas de turma;
Senhoras e Senhores.

O roteiro que melhor orienta nossos passos pelos caminhos existenciais, necessariamente, passa pelo crivo da simplicidade, beleza e sabedoria. Convicta do impulso/ação espelhado nesta máxima, aproveito tão solene momento de nossas vidas para lembrar um dos mais simples, belos e sábios textos já escritos: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3.

Enquanto turma de formandos do curso de Gestão em Segurança Privada - a qual temos a honra de compor - podemos nos utilizar do texto citado para rememorar um pouco do muito vivenciado individual e coletivamente nesta Instituição de Ensino; um pouco do muito que nos foi tirado e/ou acrescentado ao longo dos anos de formação acadêmica.

Em retrospectiva, houve o tempo de estudar, de fazer provas e de estagiar; de cumprir com os nossos deveres e também de lutar por nossos direitos... Agora é tempo de agradecer, festejar e refletir.

De modo especial, hoje é tempo de agradecer aos que - mais do que estar presentes - escolheram ser presença efetiva em nossas vidas: nossos amados pais! Essa caminhada de dois anos iniciou há muito tempo atrás, ou seja, com a formação que eles nos deram, a partir do berço. Os ensinamentos de ética e justiça social a que algumas disciplinas do curso se propunham moldar em nossas mentes/corações, foram iniciados por nossas famílias na mais tenra idade - base sólida do nosso viver e apoio fundamental em todos os momentos da jornada estudantil, por nós, embrenhada.

É tempo de agradecer  a Faculdade... pelos méritos que tem em nossa formação profissional. Ao patrono..., renomado professor universitário, que ministrou a matéria Auditoria de Processos e Licitações, mostrando-nos a importância do trabalho feito com amor e dedicação; com transparência, profissionalismo e ética.

É tempo de agradecer à direção e ao corpo docente na pessoa do professor... Ele que ministrou brilhantemente as disciplinas Meio Ambiente e Segurança no Trabalho, conscientizando-nos sobre a importância dos limites na segurança do trabalho; destacando os riscos e benefícios fiscalizados, os cuidados com o meio ambiente, a qualidade de vida como retorno positivo ao agir responsável do homem na preservação da natureza; da vida em suas mais diversas e expressivas formas. Destaco aqui a visita ao parque ambiental, onde nos mostrou de perto as absurdas agressões humanas ao meio ambiente. Foi simplesmente fantástico!
Professor... seu comprometimento e responsabilidade com o fazer pedagógico; educação e sutileza empregadas ao chamar-nos a atenção sobre comportamentos inadequados e/ou tarefas que poderíamos fazer melhor; respeito e valorização do ser humano, chamando-nos pelo nome; polidez ao relacionar-se com todos... Estas são algumas das melhores lembranças que guardamos de ti, brilhante educador.

É tempo de agradecer aos funcionários, pilares fundamentais no funcionamento da Faculdade. Sem eles as lacunas próprias de toda jornada teriam sido bem mais acentuadas.

É tempo de agradecer aos que nos amam incondicionalmente e por nós são capazes de fazer os maiores sacrifícios: amada família. Nosso porto seguro, com certeza.

É tempo de agradecer aos que partiram, mas não sem antes somar em nossa jornada existencial... Silêncio, palavras, notas da vida não preenchem vazios experimentados diante de definitivas ausências, porém abrigam ternas lembranças daqueles que muito nos amaram e, por nós, foram amados; daqueles que - pelos sublimes elos do amor maior - ocupam lugar cativo em nossos corações.

Caros colegas, hoje também é tempo de festejar... E tempo de refletir:
Disse o Poder ao Mundo... Sois meu!
E o mundo o aprisionou em seu trono.
Disse o Amor ao Mundo... Sou teu!
E o Mundo lhe abriu todas as suas portas... (Rabindranath Tagore)

A todos os presentes, estamos imensamente honrados com suas significativas presenças.

Muito obrigada!

Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 15/11/2010
Reeditado em 11/12/2017
Código do texto: T2617438
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Joinville - Santa Catarina - Brasil
488 textos (141743 leituras)
53 e-livros (14520 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/19 11:20)
Maria Aparecida Giacomini Dóro

Site do Escritor