Relações Humanas

Senhoras e Senhores,

O homem, há muito, deixou de exercitar seu lado humano, com o mínimo de plenitude que se poderia esperar daquele que recebeu a dádiva inconfundível do discernimento.

Há muito, o minimalismo de suas atitudes pauta sua sede de poder.

Há muito,sua indefectível necessidade de competir é impulsionada por um sentimento maior de autodestruição.

Mais que isso: deixou de crer que suas relações são importantes, que os outros são peças fundamentais da engrenagem vital e sem os quais ele se torna um pária.

Há muito, o desejo de possuir, passou a dominar mentes e corpos sedentos de puro ou impuro prazer (i)material.

Há muito, a vingança, o desprezo e a vulgaridade passaram a povoar as almas inquietas e assombradas dos seres que nas sombras se espreitam.

Há muito, a competição faz do homem o único animal vivente nestas paragens capaz de matar para deixar-se viver de glória.

Há muito, o respeito e a admiração deixaram de ser aliados da boa convivência, tornando-se obsoletas imagens retorcidas de um tempo que não mais retornará.

Mais que isso: deixou de ser homem, na plenitude maiúscula de sua atribuição, para parir-se pedra despojada de vida eterna.

Portanto, caros senhores e senhoras, o caráter é o resultado de sua conduta. Não se deixem ludibriar pelo efêmero, o fácil, o ilícito, mereçam cada passo da evolução destinada aos bons. Sejam homens e mulheres cuja dignidade e honestidade de propósito jamais se possa denegrir.

Boa noite!