Abertura da 40ª Festa Universitária de São José do Egito – PE

Ilustríssimo Senhor Jonielson Costa – Presidente da Associação Cultural de São José doEgito, em nome de quem cumprimento os demais membros desta entidade

Excelentíssimo Senhor Dr. Eclériston Ramos Vice-Prefeito no exercício do cargo de Prefeito de São José do Egito,

Excelentíssimo Senhor Evandro Valadares Prefeito licenciado do cargo,

Excelentíssimo Senhor Fávio Jucá, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, em nome de quem cumprimento os demais Vereadores,

Ilustríssimo Senhor Rogaciano Jorge, Secretário Municipal de Cultura, em nome de quem cumprimento os demais Secretários de nosso Município,

Demais autoridades aqui presentes,

Senhores e Senhoras,

É para mim, como Ex-Presidente, uma honra receber o convite para vir aqui falar em nome de dos Ex-Presidentes da Associação Cultural de São José do Egito,

Mas também uma grande responsabilidade, falar dos quarenta anos da Festa Universitária, falar dos Quarenta Anos da Associação Cultural.

Pois esta entidade tem uma história de lutas em prol da cultura popular.

Falar da origem da festa universitária é falar da luta pela Democracia, pela união de classes e da cultura deste sertão pajeuzeiro, como dizia Zé Marcolino.

Não esquecendo de seus fundadores, como Zé Augusto, Antonio José de Lima, Gilberto Rodrigues, Olga Brandão e tantos outros estudantes que na época encontravam-se em Recife lutando para estudar.

Falar da Festa Universitária é lembrar Otoni Rodrigues, atração que esteve presente a esta festa por muitos anos, com as cirandas e brincadeiras infantis.

É reviver a história dos Bacamarteiros, do Boi de Severo, da Banda de Pífano de Riacho do Meio, das Exposições de artes, das palestras e conferências no salão paroquial da Igreja São José,

É contar a história do Teatro Skulacho apresentado no Cinema de seu Chico Silva através de Ednaldo Leite, hoje odontólogo, do saudoso Flávio Lira e Luisinho Gomes, dentre outros personagens desta história,

É contar a história da Boite Universitária que acontecia da abertura da festa até quinta-feira no Bambuzinho com os artistas da terra que na maioria das vezes, tinham como cachê o apurado da portaria.

Dos bailes no clube hotel que aconteciam na sexta-feira e no sábado, onde a Associação Cultural arrecadava recursos para bancar a Festa que ia da Terça-feira ao domingo com atrações de manhã, a tarde e a noite, uma vez que não tinha apoio do poder público municipal, tendo como parceiro oficial apenas a Pitu.

É lembrar de Lourival Batista, Jó Patriota, Ismael Pereira, dentre outros cantadores que sempre se fizeram presentes na Abertura da Festa Universitária, além de Zeto e outros artistas.

Não podemos esquecer dos grupos de danças, de capoeiras, das bandas de fanfarras que apresentavam-se na abertura dos jogos no Estádio Municipal Francisco Pereira.

Dos desfiles e apresentações que aconteciam na quadra do Ginásio São José e dos Festivais de violeiros na AABB local.

Não tínhamos bandas famosa como hoje, mais tínhamos a cultura viva na praça pública apresentada pelos nossos artistas e pelos grupos que vinham de Recife, Campinha Grande, Serra Talhada e outras localidades que abrilhantavam a festa universitária.

Mais a Associação Cultural nunca foi só festa, e sim, também representava a luta por ideais.

Por isto sempre procurou trazer excelentes palestrantes, cursos de artesanatos e promoveu até mini-cursos pré-vestibulares.

Preocupada que os destinos dos nossos jovens que na época não tinha onde ficar em Recife para estudar, lutou e conseguiu a Casa de Estudante de São José do Egito em Recife.

Lutou pela Liberdade Democrática e pela União das Classes

Introduzindo o homem do campo, através dos bacamarteiros, da banda de Pífano, das Jecanas na festa universitária, no meio dos estudantes, promovendo a socialização e o intercâmbio cultural.

Diferente da nossa época, que as despesas da Festa eram custeadas pela Associação Cultural, hoje a festa universitária tem o apoio do Governo Municipal, tanto na parte financeira como o apoio logístico.

Hoje a festa tem um caráter diferente, pois não poderia ser igual, até mesmo pelas mudanças de comportamento da sociedade e pelas mudanças de caráter político e social, onde os objetivos mudaram acompanhando as transformações políticas e sociais.

Portanto, quero aqui parabenizar aos sócios fundadores, aos Ex-Presidentes e a todos os que fizeram e que fazem parte desta entidade, e a pessoas que já se foram como o nosso querido Otoni, atração principal da Festa Universitária da época.

Quero parabenizar o Presidente Jonielson e os demais sócios que hoje promovem este grande Festival Universitário. Parabéns a todos e muito sucesso neste grande evento de cultura popular do Pajeú.

Obrigado, um forte abraço e uma boa festa para todos.

Tarcízio Leite.

Abertura da 40ª Festa Universitária de São José do Egito – PE, EM 13/07/2011