paraninfo de turma de aquaviário 2011

Mais uma vez, coube a mim a responsabilidade de representar os instrutores diante o reconhecimento de mais uma turma, que tivemos o privilégio de desvelar o exórdio da vida de um aquaviário. Quando aqui chegaram,notamos que em cada olhar surgia o desejo de aprender e ao mesmo tempo, o desiderato de chegar ao ápice da maior categoria da carreira que ora abraçavam. Cada instrutor inspirado em sua experiência e conhecimento lhes ensinaram a mnemônica para alcançarem a reta final e serem autenticados para enfrentarem os desafios de um mercado competitivo e promissor.

Cada turma que nos cabe a responsabilidade de sermos seus precetores, têm características diferentes tanto em níveis sociais como regionais, e isso faz com que cada instrutor, busque o atilamento para melhorar a qualidade dos profissionais que sairão formados desta egrégia instituição de ensino profissional marítimo. Cada um de vocês meus nobres lecionando, passaram por momentos de tensão e duvidas, quando foram submetidos as avaliações para provarem que aprenderam o que lhes foi pontificado,enquanto aguardavam a nota de suas avaliações. E hoje, vocês estão vendo que cada momento vivido por vocês não foi em vão. Cada certificado que vocês conquistaram, é a representação máxima que irão valorizar enquanto tiverem o fôlego da vida em suas narinas.Alguns renunciaram a companhia e o aconchego de seus familiares para enfrentarem um mundo que ainda não conheciam,que é o mundo da solidão e a renuncia afetiva de seus genitores. A diligência de cada um, tornou este momento possível, A marinha e o Brasil, espera que os senhores e Srta colaborem com o desenvolvimento de seu solo pátrio através de sua promissora profissão que neste momento estão abraçando. Mas uma vez a Delegacia da capitania dos portos de Angra dos reis, formou mais uma profissional feminino, que disputou desde o processo seletivo as mais árduas provas de sobrevivência e combate a incêndio,competindo em igualdade com a mesma tenacidade dos colegas para alcançar o objetivo desta promitente profissão.Marcelle, o respeito que toda turma demonstrou por você,o carinho,a compreensão,o espírito fraterno de cada colega, É o apanágio que sensibiliza cada um de nós no decorrer do curso,particularmente desejo a você, as mesmas realizações e oportunidades que seus colegas irão ter diante do emergente mercado que ora se exterioriza. Hoje posso chamá-los de colegas,por ser também aquaviário,por ter enfrentado as mesmas dificuldades que vocês enfrentaram, por ter um certificado igual ao dos senhores.Este momento é único, nunca mais se repetirá,Por esta razão quero expressar os meus sinceros agradecimentos as pessoas que tornaram tudo isto possível. Em primeiro lugar ao nosso Deus,que é digno de toda honra e glória por nos ter concedido a vida para as nossas realizações, ao delegado da capitania dos portos em Angra dos reis,Capitão-de-Corveta André Luis que junto com sua equipe de militares e funcionários civis, comandou de forma eficaz a ordenança do curso, ao coordenador e professor Gomes, que com sua eficácia profissional soube orientar cada instrutor como vencer as barreiras das dificuldades que cada aluno iria enfrentar,citando as máximas do pedagogo renomado Jean piaget.A Psicopedagoga Girlene que ensinou aos instrutores os objetivos do ensino em seus três domínios,o cognitivo,afetivo e psicomotor.Tenha certeza professora Gislene, que em todas as matérias que tive a felicidade de transmitir coloquei em prática todas as suas orientações.Finalmente a vocês familiares de cada aluno,sem a paciência e compreensão das esposas,namoradas,filhos,genitores e noivas, nada disso seria possível. Aproveito a oportunidade para me despedir de todos os colegas educadores, pretendo no póstero ano seguir minha vida profissional de aquaviário,embarcando em uma nau comercial.

De todo coração lhes agradeço por terem me dado a ventura de conhecê-los, e acima de tudo aprender com cada um dos senhores e Srta. Pais e familiares, vocês acabaram de dar a seus filhos o que ninguém poderá tirar deles, o conhecimento e a somação para uma sociedade que sublimará o futuro de nosso Brasil. A todos os presentes meus sinceros agradecimentos, Que Deus abençoe a todos.

ARTONILSON MACEDO BEZERRA
Enviado por ARTONILSON MACEDO BEZERRA em 11/12/2011
Reeditado em 13/12/2011
Código do texto: T3383767
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.