O SEGREDO DE AÇÃ ...

Quando estava no seminário, um pregador no seminário proferiu seu sermão sobre o itinerário (roteiro) do pecado, a partir do texto que fala sobre a capa de Acã (Josué 7:20–26). Com base naquele sermão, elaborei um sermão que entreguei numa das igrejas onde tive oportunidade de pregar (na época). Agora, uma década depois, fui convidado por um pastor conhecido, pra falar sobre a capa de Acã, que outra pessoa lhe falara que ouvira (quando preguei) e, passou pra ele (in formações sobre o sermão)... Fiquei refletindo sobre os mistérios de DEUS e sobre O SEGREDO DA CAPA DE ACÃ.

Está escrito:

Prevaricaram os filhos de Israel nas cousas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das cousas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.

Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, DEUS de Israel, e fiz assim e assim.

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei–os e tomei–os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.

Então, Josué enviou mensageiros que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido nela, e a prata, por baixo.

Tomaram, pois, aquelas cousas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as colocaram perante o SENHOR.

Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seusd bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram–nos ao vale de Acor.

Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou–os.

E levantaram sobre ele um montão de pedras, que permanece até ao dia de hoje; Assim, o SENHOR apagou o furor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor ater ao dia de hoje.

(Josué 7:l, 20–26).

Quando elaborei o sermão (na época), fiz uma abordagem e, agora apesar da mesma aplicação, estou modificando a abordagem, e o tema da mensagem, apesar de fazer a mesma aplicação... PORTANTO, espero que DEUS continue falando aos nossos corações como tem falado através do tempo, pelo que está revelado em SUA IMUTÁVEL PALAVRA...

O livro de Josué faz parte da história da conquista (por Israel) da Terra Prometida (por DEUS)... Logo após os quarenta anos no deserto, como punição pelo pecado da desobediência...

Para fins de estudo, o livro pode ser entendido a partir de três partes:

1. Sucessão de Moisés e preparação para entrada na Terra da Promessa;

2. A conquista da Terra Prometida e Divisão entre as Tribos de Israel;

3. As últimas Palavras de Josué.

Desta segunda parte do livro, selecionamos o texto para reflexão sobre o tema: O SEGREDO DE ACÃ.

EM PRIMEIRO LUGAR, O SEGREDO DE ACÃ COMEÇOU NOS SEUS OLHOS.

Prevaricaram os filhos de Israel nas cousas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das cousas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.

Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, DEUS de Israel, e fiz assim e assim.

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei–os e tomei–os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.

(Josué 7:1, 20–21).

Falar sobre segredo é uma forma diplomática de usar a palavra correta: PECADO ou desobediência... Em nossos dias, a palavra PECADO não é usada e nem considerada como algo que implique conseqüências desastrosas... Dizem logo que estaríamos com fanatismo religioso.

Conforme o Aurélio, PECADO é a transgressão de um preceito religioso.

Para nós, herdeiros da Reforma Protestante do século XVI, PECADO é qualquer coisa que faça separação entre o ser humano e DEUS... Ou seja, quando a pessoa deixa de beber ou de fumar, estaria deixando de fazer o mal maior a si própria; Portanto, beber ou fumar (e coisas semelhantes) é um pecado sim, mas, é preciso admitir que o mal maior esteja sendo feito a própria pessoa que além de dependente químico está deixando o corpo exposto a malefícios maiores, em decorrência do vício...

O PECADO de Açã, trouxe malefícios a si próprio, mas, causou mal a nação completa, a partir do momento em que deixaram de avançar na Conquista da Terra Prometida...

Considerando–se que, conforme o salmista, ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam (Salmos 24:1); Não deixa de ser interessante observar que, o PECADO (SEGREDO) de Acã, não se tratou de algo essencial; ANTES, algo que esteve diante dos olhos, desceu ao centro das emoções e se tornou parte da vida prática...

A mesma coisa que aconteceu com Eva no Jardim do Éden... Não tinha necessidade, não dependia do fruto da árvore, mas olhou como algo de que necessitava, deixou que a cobiça descesse ao coração, passando a fazer parte da vida prática...

ASSIM, da mesma forma passou a se dar com os demais seres humanos e, antes que a mulher se deixasse contaminar a partir dos olhos, cada ser humano pode cair, porque, ante4s que acontecesse a primeira vez, DEUS advertiu o representante da raça humana que isso poderia acontecer...

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

(Gênesis 2:15–17).

Em meu achômetro, se Acã repetiu a desobediência – como acontecia a tantos séculos, nada mais simples do que observarmos que da mesma forma o ser humano continuou fazendo após Acã, e continua fazendo em nossos dias, mesmo sabendo das conseqüências negativas – ao ponto de procurar esconder seus erros, disfarçando com máscaras convenientes...

EM SEGUNDO LUGAR, O SEGREDO DE ACÃ DESCEU AO SEU CORAÇÃO.

Então, Josué enviou mensageiros que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido nela, e a prata, por baixo.

Tomaram, pois, aquelas cousas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as colocaram perante o SENHOR.

(Josué 7:22–23).

Em nossos dias, achamos que a desobediência acontece porque o homem estaria mais corrompido, entretanto, é possível a gente perceber que, desde o princípio da desobediência o homem caiu e fim de papo. Não fosse a graça de DEUS, não haveria meios de libertação.

O problema é que, após ver o objeto do pecado (segredo), o ser humano não consegue impedir que a cobiça desça ao seu coração (o centro das emoções).

ASSIM, imagine se em nossos dias, considerarmos a questão do PECADO como desobediência a DEUS, da mesma forma que nos achamos cheios de direitos pra nos apossarmos das bênçãos divinas... OU seja: O ser humano deseja pagar ordenanças para receber benefícios e, não acha (entre aspas) que estaria achando que isso pareça negociata com DEUS... Ainda bem que o SENHOR não faria isso...

EM TERCEIRO LUGAR, O SEGREDO DE ACÃ SE TORNOU ALGO PRÁTICO NA VIDA DOS OUTROS.

Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seusd bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram–nos ao vale de Acor.

Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou–os.

E levantaram sobre ele um montão de pedras, que permanece até ao dia de hoje; Assim, o SENHOR apagou o furor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor ater ao dia de hoje.

(Josué 7:24–26).

O PECADO começa no olhar, aparentemente a gente dispensa o que disse JESUS – sobre o pecado, e, além de olhar (e de pensar) em OBJETOS DO PECADO, é comum estimular outras pessoas a olhar com intenções de desobediência... A desculpa é dizer que todo mundo faz, fala, pensa, etc...

CONCLUSÃO:

O problema do PECADO (segredo) é que começa pelos olhos, desce ao centro das emoções e se torna algo prático atingindo (muitas vezes) o autor do pecado e, pessoas com quem tenham contato direto (ou indireto) com o autor do pecado. Por outro lado, sendo comum, especialmente a sociedade pós–moderna, pessoas fazerem questão de tratar o PECADO como coisa de menor importância, inclusive, mantendo pecados de estimação...

As conseqüências pelo pecado são desastrosas e se deve tratar o PECADO sem segredos... Evitando que se torne como uma doença quie destrói a partir dos alicerces...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/12/2011
Reeditado em 26/12/2011
Código do texto: T3407533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.