PRINCÍPIOS NO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA !!!

TEMA: EXEMPLOS NO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA!!!

TEXTO: Provérbios 31:10, 30–31

DATA: 25/03/2012

LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE

Está escrito:

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Dai–lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

(Provérbios 31:10, 30–31).

INTRODUÇÃO:

Quando criou a MULHER, disse DEUS:

Não é bom que o homem esteja só; far–lhe–ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe–os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.

Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.

Então, o SENHOR DEUS fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.

E a costela que o SENHOR DEUS tomara ao homem, transformou–a numa mulher e lha trouxe.

E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar–se–á varoa, porquanto do varão foi tomada.

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando–se os dois uma só carne.

(Gênesis 2:18–24).

PORTANTO, devemos (sempre) lembrar que, DEUS, ao fazer a mulher não tirou um osso da cabeça (para que a mulher mandasse no homem), nem tirou um osso dos pés (para que a mulher fosse pisoteada pelo homem); MAS, ao fazer a mulher, tirou uma costela, para que HOMEM E MULHER andassem lado a lado.

ELUCIDAÇÃO:

Conforme introdução ao Livro dos Provérbios (na Bíblia da Família), Provérbios é um livro de sabedoria prática – e, conforme o Livro O QUE É A BÍBLIA (SBB): está repleto de dizeres sábios que ajudam as pessoas a levar uma vida sábia. Continuando a introdução na Bíblia da Família, ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida.

Começa lembrando que “o temor do SENHOR é o princípio do saber” (Provérbios 1:7).

Trata também de assuntos de moral, de bom senso e de boas maneiras.

Os provérbios revelam a sabedoria dos antigos mestres israelitas sobre o que a pessoa sábia deve fazer em certas situações.

Alguns provérbios são a respeito das relações familiares; outros, sobre o comportamento nos negócios. Alguns tratam de boa educação nas relações sociais; e outros, da necessidade de a pessoa saber se controlar. Entre outras coisas, eles ensinam a humildade, a paciência, o respeito pelos pobres e a lealdade para com os amigos.

Para fins de estudo, o livro dos Provérbios, pode ser dividido em:

1. Elogio da sabedoria e conselhos contra o adultério e outros pecados;

2. A sabedoria e a falta de juízo e vários provérbios;

3. O louvor da mulher virtuosa.

Desta última parte, do livro de Provérbios, selecionamos o texto lido, para reflexão, sobre o tema:

EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA:

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher:

PRIMEIRO PRINCÍPIO: SERÁ CONFIÁVEL QUANDO ADMINISTRA:

O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.

Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida.

(Provérbios 31:11–12).

Nos dias atuais, vivemos crise de confiabilidade (especialmente no serviço público)...

Uma vez que a maioria dos casos está acontecendo, através do sexo masculino, caberá a mulher fortalecer ainda mais sua característica de ser uma pessoa confiável, criada por DEUS para complementar no homem o que viesse a ser frágil...

Está escrito: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Provérbios 22:6).

Não queremos com essa ideia, sobrecarregar a mulher de responsabilidade (enquanto o homem ficaria livre); antes, dizer que, quando se examina o papel da mulher na BÍBLIA e olhamos o modelo social em vigência, se constata que desde os primeiros momentos a criança estará em contato com sua mãe, privilégio este que o homem não terá...

Assim, através da mulher, nossa sociedade poderá ser bem melhor...

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher:

SEGUNDO PRINCÍPIO: PROCURA TER DINAMISMO (eficiência com eficácia) NO QUE FAZ:

Considerando que uma pessoa poderá agir com eficiência, mas, sem eficácia, queremos dizer o que seja eficiência com eficácia...

EFICIENTE – É uma coisa bem feita;

EFICÁCIA – É fazer o que é necessário que seja feito.

Assim, fazer de forma eficiente com eficácia, significa fazer o que precisa ser feito, bem feito (sem ser de qualquer maneira).

Nos diz o texto deste Sermão:

Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.

É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.

É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e à tarefa às suas servas.

Examina uma propriedade e adquire–a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.

Cinge os lombos de força e fortalece os braços.

Ela percebe que o seu ganho é bom; A sua lâmpada não se apaga de noite.

(Provérbios 31:13–18).

Assim, considerando Romanos 12:1 – 2, entendemos que sempre que, uma pessoa age com raciocínio (de forma inteligente), estará agindo com dinamismo (eficiência com eficácia).

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher será:

TERCEIRO PRINCÍPIO: PROCURA TER SOLIDARIEDADE:

Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca.

Abre a mão ao aflito; e ainda ao estende ao necessitado.

(Provérbios 31:19–20).

Lembro que quando eu era criança, via muita gente dando esmolas pra dizer que era boazinha, até parecia o exemplo dado por JESUS, de pessoas dando esmolas e fazendo tocar trombetas diante de si (Mateus 6:2–4)...

Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita;

Para que a tua esmola fique em secreto; e teu PAI, que vê em secreto, te recompensará.

(Mateus 6:2–4).

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher:

QUARTO: PROCURA SER PREVENIDA:

No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.

Faz para si cobertas veste–se de linho fino e de purpura.

Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.

(Provérbios 31:21–23).

Em Mateus 25 (Parábola das dez virgens), é bem fácil entender a diferença entre quem é uma pessoa prevenida e, entre quem não é (ou nem procura ser). A palavra usada por Mateus tem a ver com sensatez e insensatez (loucura)...

Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar–se com o noivo.

Cinco dentre elas eram néscias (loucas), e cinco, prudentes (sem loucura).

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo (de reserva);

No entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.

Mas, à meia–noite, ouviu–se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!

Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas Lâmpadas.

E as néscias disseram às prudentes: Dai–nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.

Mas as prudentes responderam: Não, para que nã0o nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai–o.

E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou–se a porta.

Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre–nos a porta!

Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

(Mateus 25:1–13).

Pode ser que você seja dos (ou das) que acham que a BÍUBLIA deve fazer divisão entre quem é membro de uma igreja cristã e quem não é (ou ainda não é)... Mas na parábola contava por JESUS, tem como objetivo separar quem faz parte do reino de DEUS e quem não faz parte (apesar de parecer que faz parte)...

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher:

QUINTO PRINCÍPIO: TERÁ PRATICIDADE EM AÇÃO E EM PALAVRAS:

Ela faz roupas de linho fino, e vende–as, e dá cinta aos mercadores.

A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.

(Provérbios 31:24–27).

Dizem que a teoria na prática é outra coisa... E, infelizmente, em nossa época pessoas procuram ter um valor ou ter o outro... Entendemos que seja necessário não se preocupar com nada mais que ter certeza que o que tem procede de DEUS...

ASSIM, você será cristão ou não será... Parecer com cristão e viver como se DEUS não existisse, é pior que nem ser cristão...

Como está escrito:

Não vos enganeis: DE DEUS NÃO DE ZOMBA; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6:7).

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher:

SEXTO PRINCÍPIO: TESTEMUNHA A PARTIR DE SUA CASA:

Levantam–se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva dizendo:

Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

(Provérbios 31:28–29).

Dizem que, o que alguém fala pode ser tão alto, que ninguém entenderá o que ele está dizendo...

Um pregador do Evangelho não será feito em um, dois ou três anos; Nem dependerá de métodos... ANTES, será forjado na escola da vida, cada momento...

O mundo procura homens melhores, segundo padrões que estabelece... DEUS procura homens e, homens segundo o seu coração (1 Samuel 16:6–13).

Considerando EXEMPLOS ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA, conforme está na BÍBLIA, uma mulher que:

SÉTIMO PRINCÍPIO: RECONHECE SUAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES:

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Dai–lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

(Provérbios 31:30–31).

No presente momento existe no seio da igreja tradicionalista, uma máxima contra a ordenação feminina, como se o homem (macho) estivesse sendo cem por cento obediente e fiel a DEUS...

Nem se cogita que sendo DEUS SOBERANO poderá fazer qualquer coisa... ASSIM, entendemos que, antes de discutir este assunto (da ordenação ou da não ordenação de mulheres) se pense porque a igreja como um todo não tem falado a mesma língua de DEUS...

CONCLUSÃO:

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Dai–lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

(Provérbios 31:10, 30–31).

Considerando o EXEMPLO ATRAVÉS DO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA conforme está na BÍBLIA, perguntamos que tipo de mulher queremos: Segundo o coração de DEUS (que possibilitará um futuro melhor) ou a mulher pós–moderna (que parece menos avançada que a mulher sem temor ao SENHOR).

Observação: Postado inicialmente, no www.blogspot.com.br com o título: EXEMPLOS NO LOUVOR DA MULHER VIRTUOSA!!!

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/03/2012
Reeditado em 26/03/2012
Código do texto: T3576622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.