A PÁSCOA E O SONHO DE LIBERDADE – Parte 2 ...

Estivemos refletindo um pouco mais, sobre a questão: A PÁSCOA E O SONHO DE LIBERDADE – título do texto postado ontem. Para tanto, recorremos ao texto no Livro do Êxodo 12:1–27 e, analisamos alguns dos princípios ali constantes:

1. A PÁSCOA – Foi instituída por DEUS (Êxodo 12:1–3)... Está escrito: Disse o SENHOR DEUS a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este é o mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família (Êxodo 12:1–3). E, uma vez dentro da terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, observai este rito. Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou (Êxodo 12:25–27).

Não há dúvidas que DEUS instituiu a páscoa e, infelizmente, o ser humano moderno fala sobre a páscoa sem saber sobre o que fala, nem porque aconteceu. Muito menos o ser humano saberia explicar qual o vínculo (ou a implicação) da páscoa para nossa vida, tanto tempo depois – AFINAL, celebrar a páscoa com ovos de chocolate, bacalhau, coelhos, etc... Não tem nada a ver com a passagem da vida de servidão pra vida de liberdade...

2. A PÁSCOA – É uma festa da família e da comunidade (Êxodo 12:4)... Está escrito: Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro (Êxodo 12:4).

A Páscoa tem a ver com a celebração da família ou pessoas mais próximas (na comunidade), lembrando a importância da intervenção divina para suas liberdades. Certamente, em nossos dias, a alimentação da família fica mais fraca ainda, porque o dinheiro de uma alimentação mais saudável tem sido gasto em ovos de chocolate. Não somos contrários ao chocolate (independente de épocas, eu mesmo gosto de chocolates), mas achar que DEUS nos orienta a celebrar a páscoa com coelhinhos e ovos de chocolate; existe uma diferença tão grande, quando difere a luz das trevas.

3. A PÁSCOA – Envolve pureza (no bom sentido) – Êxodo 12:5... Está escrito: O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito (Êxodo 12:5).

O animal que simboliza a páscoa é um cordeiro (e não um coelho). Por outro lado, tem a ver com PUREZA – não devia ter defeitos. CRISTO é simbolizado (com muita antecedência). Exatamente por não ter defeitos (defeitos tão comuns ao ser humano), CRISTO satisfez ao padrão divino. ELE deixou a majestade que tinha, tornou–se como nós e, assim se colocou em nosso lugar pra pagar (ao PAI), pelos pecados que faziam separação entre todos os seres humanos e DEUS.

ASSIM, cabe tão somente ao ser humano, olhar para o sacrifício do Cordeiro (JESUS) e pela fé cair nos braços de DEUS. A partir de então será tão somente viver como quem verdadeiramente passou do pecado para uma vida sem pecados...

4. A PÁSCOA – Significa libertação pelo sangue do cordeiro (Êxodo 12:7)... Está escrito: Tomarão do sangue e o porão em ambas as obreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem (Êxodo 12:7).

Se faz necessário lembrar que as casas estavam marcadas com o sangue do cordeiro, porque as pessoas que celebraram à páscoa (estavam dentro delas); Isso implica dizer que apenas ter o símbolo e viver como quem não tem, não muda nada. Podemos ilustrar o que estamos dizendo, com o exemplo de quem é viciado em bebidas alcoólicas e como é páscoa passa a beber vinho em lugar do que bebe nos demais dias.

5. A PÁSCOA – Significa envolvimento (Êxodo 12:8–11)... Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê–lo–eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR (Êxodo 12:11).

A Páscoa instituída por DEUS tem a ver com sacrifício, participação comendo da carne do cordeiro da páscoa com a família. Portanto deixar de comer carne pra comer peixe não tem nada a ver com a páscoa que foi instituída por DEUS e deverá ser celebrada perpetuamente – Numa indicação clara de que nossa sociedade não se importa com DEUS e, apenas faz o que lhe der na telha.

6. A PÁSCOA – Significa passagem da escravidão pra liberdade (Êxodo 12:12)... Está escrito: Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. EU SOU O SENHOR (Êxodo 12:12).

A Páscoa significa por um lado (o melhor) passar de uma vida de escravidão pra vida de liberdade. Por outro lado (deve ser motivo de reflexão), tem a ver com o relacionamento entre a pessoa e DEUS; PORQUE para quem não tem TEMOR ao SENHOR, significa juízo, separação, choro, tristeza... Em nosso meio pessoas que vivem como se DEUS não existisse, acham que algum parente poderá fazer (por si) alguma coisa...

7. A PÁSCOA – Significa memória de DEUS e continua valendo pra nossos (Êxodo 12:13). Está escrito: O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando EU vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando EU ferir a terras do Egito Êxodo 12:13).

A análise do que está na BÍBLIA, tem um excelente objetivo: Demonstrar como e porque aconteceu, evitando que o ser humano viva no engano (em relação ao que lhe dizem) e pra ensinar sobre a forma correta de interpretar o que DEUS estabelece. Em nossos dias pessoas acham excelente poderem pensar sobre o sacrifício de JESUS com peninha do que ELE sofreu como se aquilo não fosse destinado ao ser humano.

PÁSCOA DEVE NOS FAZER LEMBRAR QUE PRECISAMOS PASSAR DA ESCRAVIDÃO AO PECADO PRA LIBERDADE NA TERRA PROMETIDA, POR INTERMÉDIO DO PREÇO PAGO POR JESUS (NA CRUZ DO CALVÁRIO)...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/04/2012
Código do texto: T3597161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.