ANALISANDO O QUE ESTÁ ESCRITO ...

O dia foi amanhecendo (e como deitamos mais cedo que o habitual) e levantamos mais cedo... Antes de ligar a CPU fizemos o que sempre gostamos de fazer: Ler e refletir um pouco sobre o que está escrito. Duas coisas incomodam há bastante tempo:

PRIMEIRA: A necessidade de aprender princípios, conceitos e valores que estão na BÍBLIA não deve ser algo particular (apenas meu) e, continuam válidos no presente da mesma forma que foram válidos no passado e serão válidos às futuras gerações; SENÃO, vejamos:

Está escrito:

Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão (Mateus 24:35).

Há dois milênios JESUS disse essas palavras (registradas no Evangelho de Mateus) e, de fato, SUAS PALAVRAS ainda não passaram (assim como a BÍBLIA inteira).

Quando começamos a considerar princípios, conceitos e valores da BÍBLIA, estávamos com mais de trinta anos e, um dos dilemas foi por que não há mais tempo??? E, pouco a pouco, entendi que essa questão de como, quando e onde não deve ser a principal...

E, tem mais: SE alguém não acredita (nem aceita) os princípios, conceitos e valores instituídos por DEUS será responsável por isso perante O SENHOR. Quanto a mim, sou responsável por viver (e ensinar) tais conceitos, princípios e valores sem que isso seja um fardo pra mim – Lembro que certa vez, passava diante de uma igreja e ouvi a voz de uma pessoa que lia um texto (de forma cansada): Porque ai de mim se eu não pregar o Evangelho...

PORTANTO, ler e explicar a BÍBLIA ao contrário de parecer cansativo, deve ser considerado um privilégio para cada ser humano.

SEGUNDA: Remuneração (dinheiro, salário, verba, congrua ou que palavra se use pra significar ganho), jamais deve ser condição pra direcionar o ensino do que está escrito. É sim, uma questão de vida com DEUS ou vida sem DEUS.

Lembro que, há alguns anos, li uma matéria jornalística, falando que em São Paulo haviam formado um sindicato de pastores. Vez por outra, leio alguma matéria falando sobre a necessidade de regulamentarem a profissão de teólogo, etc...

Está escrito:

E, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus.

Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAI.

Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos;

Nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão; porque DIGNO É O TRABALHADOR DO SEU ALIMENTO.

E em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem neles é digno; e aí ficai até vos retirardes.

Ao entrardes na casa, saudai–a;

Se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não for, torne para vos outros a vossa paz.

Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.

Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade.

(Mateus 10:7–15).

Inicialmente, poderia compor um texto (também) sobre muitos outros assuntos de interesse do leitor (ou leitora)... MAS, o motivo do texto em questão, foi explicado no início do mesmo...

Continuando: Falo sobre a questão da remuneração pelo ensino de princípios, conceitos e valores cristãos, conforme está revelado na BÍBLIA... Alguém poderia dizer que o texto não teria a ver com o assunto, mas JESUS disse isso, no momento em que dava orientações aos SEUS discípulos sobre como seria o serviço a ser prestado por eles...

No ensino do MESTRE dos mestres, duas coisas devem ser observadas: DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAI (verso 8 b) e DIGNO É O TRABALHADOR DO SEU ALIMENTO (verso 10 b).

Essas duas coisas, colocam equilíbrio nas diversas opiniões em nosso meio (nos dias atuais): Por um lado, se cobra por serviços cristãos; se recebe altos salários por ser trabalhador do reino de DEUS... Por outro lado, se acha que tudo deveria ser gratuito e seria errado receber qualquer valor...

Seres humanos, com mania de especialistas, se colocam no lugar de DEUS tanto pra fazer e dizer que se deve (sempre) fazer ou, seres humanos se colocam no lugar de DEUS pra dizer que não se deve fazer...

O assunto vai longe e não colocaria um porto final tão cedo... ASSIM, continuaremos no próximo texto sobre isso...

Observação: Posto um texto e, às vezes continuo pensando sobre ideias contidas nos mesmo, assim, entendo que a palavra CONSIDERAÇÕES, no título dos últimos textos, poderá dificultar o entendimento do objetivo dos mesmos... ASSIM, achamos que a palavra ANALISANDO ficará melhor, até porque é uma série de textos sobre compreensão da BÍBLIA; e, ainda que em minha mente, considerar se encaixe bem, examinar fica melhor pra outras pessoas. POR ISSO, neste 08/04/2012 estou substituindo a palavra e o título do texto que antes era CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE ESTÁ ESCRITO, passa a ser ANALISANDO O QUE ESTÁ ESCRITO.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 07/04/2012
Reeditado em 08/04/2012
Código do texto: T3598916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.