MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Ontem foi o Dia das Mães e, tivemos o privilégio de entregar o sermão numa das igrejas evangélicas da cidade...

TEMA: MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
LEITURA: Êxodo 2:1-10...
DATA: 13/05/2011
LOCAL: IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL – ARCOVERDE


TEXTO:

Foi–se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi.

E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu–o por três meses.

Não podendo, porém, escondê–lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou – o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou – o no carriçal à beira do rio.

A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder.

Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou.

Abrindo–o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Esse é menino dos hebreus.

Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e te crie a criança?

Respondeu–lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino.

Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria–mo; pagar–te–ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.

Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.
(Êxodo 2:1–10).


INTROÇÃO:

Contam que havia um sujeito que sempre pedia uma ajuda para enterrar o pai, a avó, o tio, etc... Enterrou cada parente mais de uma vez (quando abusava de pedir ajuda pra enterrar um, era só mudar o grau de parentesco)...

Certa vez, foi pedir ajuda pra enterrar a mãe, outra vez e, ouviu o seguinte, como resposta do ajudador: Um dia desses, você me pediu ajuda pra enterrar sua mãe e ajudei... AGORA, vem de novo... Fique sabendo que PAI, Irmão, TIO, Primo, etc... A pessoa pode ter mais de um... MAS mãe, é impossível ter mais de uma... ASSIM, nem preciso dizer que você está sendo mau intencionado...


ELUCIDAÇÃO:

Êxodo significa saída, sendo o livro que tem mais a ver com a fé cristã do que supomos... AFINAL, contém a história da páscoa e da saída do povo de DEUS, da escravidão no Egito, rumo à Terra da Promessa...

Considerando que ser cristão significa ter passado da escravidão ao pecado, rumo à liberdade na cidade celestial, através do Cordeiro Pascal – JESUS CRISTO, deveremos considerar o relato no livro do ÊXODO com uma nova perspectiva...

Para fins de estudo, o livro de Êxodo pode ser assim subdividido:
1. Libertação (dos judeus) da Escravidão no Egito;
2. Caminhada rumo à liberdade na Terra Prometida;
3. A Lei, a aliança e a desobediência;
4. O bezerro de ouro, a renovação da aliança e construção do tabernáculo.

Da primeira parte do livro: Libertação (dos judeus) da Escravidão no Egito, queremos refletir nesta noite sobre, A AÇÃO DA MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.


PRIMEIRO: A AÇÃO DA MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS será uma ação cheia de FORÇA e CORAGEM.

Foi–se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi.

E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu–o por três meses.

Não podendo, porém, escondê–lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou – o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou – o no carriçal à beira do rio.
(Êxodo 2:1–3).


A Mãe de Moisés, protegeu a criança com o risco de perder a própria vida – Tanto escondendo a criança até os 3 meses, quanto colocando no cesto dentro do rio...


Conforme o relato no Livro do Êxodo (12:1–14), A Páscoa foi uma festa instituída por DEUS, para comemorar a saída do SEU povo da escravidão no Egito (após centenas anos – após viverem por 400 anos numa terra estranha), para viverem em liberdade na Terra Prometida...

É no livro do Êxodo que está o relato da Passagem do Mar Vermelho; e, o relato sobre A Aliança do SENHOR com SEU povo, resumindo nos Dez Mandamentos – base do cristianismo de nossos dias...

E, também, conforme o Livro de Êxodo (19:5–6), que DEUS afirma que aquele era um povo escolhido por ELE – uma propriedade peculiar (propriedade particular DELE).
Um povo separado pra ELE. Uma nação de sacerdotes santos – O texto é citado pelo Apóstolo Pedro, em sua 1ª carta (1 Pedro 2:9–10); enfatizando que o mesmo se aplica aos seguidores de JESUS CRISTO.

Portanto, a história da Mãe de Moisés, uma mãe segundo o coração de DEUS, tem motivos para que em nossos dias continue sendo um exemplo louvável para que as mães no tempo presente (assim como em todas as épocas), apliquem às suas vidas, para passarem à história como exemplos de mães segundo o coração de DEUS...


A AÇÃO DA MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS será uma ação cheia de FORÇA e CORAGEM.

Entendemos que a mãe segundo o coração de DEUS terá FORÇA E CORAGEM porque da mesma forma protegerá seus filhos contra as ciladas da inimigo de nossas almas (com risco de perder a própria vida), sabendo que em nossa época pode até não enfrentar escravidão feroz como enfrentou a Mãe de Moisés, mas, certamente continuamos enfrentando a escravidão ao pecado, com diversas ameaças à vida saudável... A mais recente dessas ameaças é a invasão das drogas e o consumismo...

Para ser mão segundo o Coração de DEUS, se faz necessário ter FORÇA E CORAGEM de confrontar os valores de uma sociedade rebelde contra DEUS e contrária a tudo que proceda de DEUS; muito embora (de forma hipócrita) tenha aparência de piedade, paz, solidariedade, liberdade, solidariedade...


SEGUNDO: A AÇÃO DA MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS será uma ação cheia de forma PRÁTICA e INTELIGENTE.

A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder.

Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou.

Abrindo–o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Esse é menino dos hebreus.

Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e te crie a criança?

Respondeu–lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino.
(Êxodo 2:4–8).


Colocou em prática um plano, ao mesmo tempo PRÁTICO E INTELIGENTE, pra manter o filho perto de si, enquanto ele crescia: colocando–o cesto (dentro do rio), em local onde a filha de Faraó estava a cada dia...

De forma semelhante, se faz necessário que as mães do nosso tempo façam, através de ações PRÁTICAS E INTELIGENTES, para como sendo mães segundo o coração de DEUS, consigam construir uma sociedade menos desumana e menos injusta...

Em nossos dias estamos vivendo uma realidade onde primeiro se lutou pela liberalidade (libertinagem com aparência de liberdade) – vemos isso na democracia que temos...
Primeiro se conseguiu a aprovação do divórcio e, o divórcio fez com que, a separação conjugal ficasse tão simples quanto a devolução de um produto por defeito (ou porque o consumidor não mais deseja ter o produto)...

Depois tivemos a confusão causada nas relações familiares, onde fica a impressão que os mais velhos não mais poderiam comandar a própria família... Consequência: Falta de compromisso do pai ou (da mãe) em manter financeiramente a própria família, registro de nascimento apenas em nome da mãe, crianças abandonada, recém-nascidos jogados no lixo, chacinas em escolas, etc...

Pode não parecer, mas o que acontece é apenas consequência da desobediência do ser humano (criatura) ao seu criador...

Temos necessidade urgente de mãe segundo o coração de DEUS, que priorizem ações PRÁTICAS E INTELIGENTES...


TERCEIRO: A AÇÃO DA MÃE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS será uma ação com EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.

Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria–mo; pagar–te–ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.

Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.
(Êxodo 2:9–10).

A Mãe de Moisés, uma mãe segundo o coração de DEUS, não ficou privada de ter contato com o próprio filho, e ainda ganhou salário pra fazer isso, num momento que a ordem de Faraó era pra matarem todas as crianças (do sexo masculino) que fossem encontradas entre os hebreus...


EFICIÊNCIA e EFICÁCIA não significam a mesma coisa...
Enquanto a ação EFICIENTE significa ser bem feita; a ação EFICAZ significa ser necessária.


ASSIM, a mãe segundo o coração de DEUS (a mãe cristã, evangélica) dos nossos dias, precisa ser uma cristã que viva o cristianismo de forma séria (EFICIENTE), procurando propagas os valores do Reino de DEUS mesmo nas ações simples do seu dia–a–dia...
Como ensinar a criança no caminho em que deve andar (Provérbios 22:6); Considerar o casamento como o mais importante projeto de DEUS (Hebreus 13:4); Como entender que o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria (Provérbios 1:7); Que uma vida bem sucedida depende de aprender e guardar os ensinos e instruções dos pais (Provérbios 1:8) e de honrar pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa (Êxodo 20:12, Efésios 6:1–3).


CONCLUSÃO: Sendo DEUS SOBERANO ELE USA AS MÃES Como quer... Quando quer... e Onde ELE quiser...

Imagine se deixaria de usar uma MÃE SEGUNDO O SEU CORAÇÃO para escrever a história de uma sociedade menos desumana...
Com mais FORÇA E CORAGEM
De forma mais PRÁTICA E INTELIGENTE
Com EFICIÊNCIA e com EFICÁCIA
...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/05/2012
Código do texto: T3667324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.