O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA – 2


TEMA: O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA – 2
TEXTO: Lucas 2:8–20
DATA: 23/12/2012
LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE



ILUSTRAÇÃO:

No início do mês, usamos o mesmo texto pra falar sobre O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA... Na ocasião, dissemos três coisas: NATAL:

1. UMA INTERVENÇÃO DIVINA NA HISTÓRIA HUMANA...
2. ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS...
3. CONCRETIZA A PROMESSA DIVINA, ALEGRANDO SEU DESTINATÁRIO.

Um dos maiores dilemas do ser humano, é o fato dele não ter o costume de analisar o que estão dizendo e, isso acontece desde tempos muito antigos...

Por exemplo: Nos dias atuais se falou muito sobre o fim do mundo, conforme uma suposição com base no calendário dos Maias, sem saber que muitas vezes se desconhece como os Maias calculavam datas... Portanto, a pessoa que começou a divulgar isso, pode ter cometido um erro de interpretação...

Conforme a BÍBLIA, os três Reis Magos vieram de longe para visitar o recém–nascido Rei dos judeus (Mateus 2:1–12)... Os especialistas em interpretar sabiam da profecia, mas não se preocuparam em analisar o que significava o que estavam ouvindo...
Em meu achômetro, foi uma forma de DEUS anunciar que estava cumprindo mais uma profecia (Mateus 2:9).

O episódio parece o que acontece em nossos dias, quando o ser humano sabe que o natal tem a ver com o nascimento de CRISTO, mas não se preocupa em aplicar o caso a si próprio (a)...



TEXTO (Está escrito):

Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo.
É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR (Lucas 2:8–11).


E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo:
Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem (Lucas 2:12–14).

E, ausentando–se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o SENHOR nos deu a conhecer.
Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
E, vendo–o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores.
Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando–as no coração.
Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a DEUS por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado (Lucas 2:15–20).



ELUCIDAÇÃO:

O Evangelho de Lucas apresenta JESUS CRISTO, tanto como o MESSIAS prometido por DEUS ao povo de Israel (desde tempos antigos), quanto como o SALVADOR de toda a humanidade (João 3:16).

Para fins de estudo, o Evangelho de Lucas pode ser dividido em três partes:

PRIMEIRA: Nascimento e Infância de Jesus;

SEGUNDA: Ministério de Jesus;

TERCEIRA: Semana das Paixão Morte e Ressurreição de Jesus.

Escolhemos o texto (lido), para refletirmos sobre o tema: O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA.



Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA, em primeiro lugar:
É A POSSIBILIDADE DE MUDAR A REALIDADE CAÓTICA QUE TEMOS...

Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo.
É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR.
(Lucas 2:8–11).

Tanto na festa da páscoa, quanto no natal, como se fosse um arco–íris DEUS lembra ao ser humano (homem ou mulher), seu imenso amor pelo ser humano...

Da mesma forma que a desobediência do ser humano é visível e seus efeitos desastrosos – haja visto que, uma simples olhada em volta demonstra isso (pelo desequilíbrio ecológico e prejuízos, em geral, do ser humano), o natal foi (e continua sendo) A POSSIBILIDADE DE MUDAR A REALIDADE CAÓTICA QUE TEMOS...

Fim da correria desvairada; Fim da violência em todos os seus níveis; Fim da vida sem sentido...



Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA, em segundo lugar:

ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS...

E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo:
Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem.
(Lucas 2:12–14).


NATAL em nossa época NÃO ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS... ANTES:

É a manutenção do modelo social em vigência, quando quem tem algum dinheiro supera quem não tem porque a pessoa procura comprar presentes que a destaquem no meio onde vive...

NATAL tem muito a ver com Papei Noel que é uma espécie de padroeiro de comerciantes exploradores...



NATAL ensina conceitos errados as crianças: Exemplo: se for boazinha ganha o presente do bom velhinho, como se os velhinhos fossem maus...
Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA, em terceiro lugar:
SIGNIFICARÁ CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO...

E, ausentando–se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o SENHOR nos deu a conhecer.
Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
E, vendo–o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores.
Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando–as no coração.
Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a DEUS por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
(Lucas 2:15–20).

NATAL, SIGNIFICARÁ CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO... A partir do momento que você sabe que vive procurando conhecer DEUS de forma correta, conforme está na BÍBLIA e, que aquilo que foi possível você fez, em o nome de JESUS...




CONCLUSÃO:

Certamente, comerciantes dirão que é NATAL...
SE as vendas aquecem, esticam um pouco mais o expediente, dando até um jeitinho de pagar horas extras sonegando o recolhimento de impostos... MAS, como é NATAL, vale a pena agradar a clientela, desde que aumentem o faturamento da loja ou empresa...

Lembro que, quando menor de idade, era assim que se faturava um dinheiro extra, porque assim como a turma que confraternizava precisava de quem vendesse bebidas, donos de locais onde se promovia confraternizações, precisavam de trabalhadores extras, sem ter que recolher impostos...

NATAL é mais que enfeitar a casa, com ornamentação da época e mais que se endividar todo (a) por causa de confraternizações...

NATAL tem a ver com a Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem, conforme escreve Lucas e, conforme o ser humano esqueceu através do tempo, correndo do nada a lugar algum...

NATAL acontece (e sempre aconteceu), porque DEUS em SUA imensa graça instituiu essa data para que o ser humano tenha como lembrar o imenso amor de DEUS e que um dia, haverá além da bondade de DEUS SUA justiça (DIA DO JUIZO)...

É preciso que o ser humano olhe dentro de si e questione porque as luzes do NATAL piscam fora de si e por dentro fica em latência os ingredientes para cultivar uma sociedade menos injusta, menos preconceituosa e menos desumana...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/12/2012
Código do texto: T4050375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.