PRONUNCIAMENTO: ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

SOLENIDADE REALIZADA EM 15 DE DEZEMBRO

MENDONÇA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

“Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui; sê todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes; assim, em cada lago, a lua toda brilha, porque alta vive.”(Fernando Pessoa)

Meus agradecimentos e cumprimentos ao nosso excelentíssimo presidente Dr. Mário Carabajal, Dra Jusmaria presidenta da ALB neste Município, as autoridades presentes, aos convidados, aos escritores de outros Estados e cidades, que aqui estão.

O pensamento do nobre escritor Fernando Pessoa é um exemplo de espiritualidade e evolução em todos os sentidos da vida.

Podemos ser grande quando pequeno aos olhos ignorantes, agindo de boa fé, com humildade e sabedoria; cuja dádiva não se aprende, nem se conquista um diploma. Podemos ser presente ás adversidades que a vida nos impõe, não dando as costas para o problema, e sim, solucionando-o na mais perfeita ordem e honestidade.

Quando humildes, os problemas tornam-se mais ameno e as vitórias são inevitáveis.

A Paz se dá quando, entre dois, um, a procura. Não há guerra onde não há uma espada revidada. Todavia, se o pior acontece onde há apenas um culpado, livres estão os demais, de tal condenação.

Ser diferente não atinge os princípios de uma boa conduta, nem mancha a imagem de alguém, mas, fazer a diferença, isso edifica. E para fazer a diferença temos que agir de maneira natural, com sabedoria, tanto no pensamento, quanto nas palavras; e quando não temos certeza sobre o que pensamos, devemo-nos calar.

Falar pertence à esfera do conhecimento e ouvir é o privilegio da sabedoria. Lembrando, a palavra tem força e a absorção do conteúdo, é direcionada aos gestos.

Para tanto, somos Membros desta Organização Internacional de Cultura, ALB, denominada ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL.

Somos instruídos a andar em retidão, respeitando a todos, sem exceção. Não precisamos concordar com o pensamento alheio. Todavia, é imprescindível respeitar.

Devemos sempre sugerir e jamais, impor razão sobre nossos pensamentos e atitudes.

É a partir dessa premissa, a de ser humilde e respeitoso, que mudamos constantemente, pessoas.

Não é preciso gritar, fazer entender na hora em que bem nos favorece. O tempo é o nosso grande professor, como já diz a frase popular.

Quando da nossa sincera amizade, conquistamos para sempre, o respeito de todos.

Ser Membro da ALB não corresponde apenas numa carteirinha, nem num “EU” exagerado, e sim, devemos tentar fazer a diferença seguindo corretamente os Princípios, normas, regulamentos e principalmente, respeitando o Estatuto da Organização.

Devemos ler o Estatuto e Princípios intensamente, avaliando o que nos trará de benéfico, se seguirmos a escrita, na prática.

Não vamos sair por aí pregando o que deve ser feito. Vamos agir e desenvolver esta idéia, para conquistar através de gestos e ações humanitárias.

Vamos fazer política a favor do bem de todos e não em torno de si próprios. Política agregada à corrupção está presente em nosso meio todos os dias. Estamos cansados de ver e assistir na TV.

Se cada um, por mais difícil que seja a nossa vida, colocar em prática um único pensamento evolutivo, já seremos vitoriosos. Quando alguém pratica o bem, não importa a distância, pois se distancia apenas o que não é uniforme, não compatível ao preceito de alguém. Não é a distância que separa as pessoas e sim, as atitudes perversas e a educação com que somos criados.

Se alguém nos segue, que seja por livre e espontânea vontade. Agregando valores de pensamentos e não com autoritarismo. A ditadura é uma ata mortal construída pelo próprio ditador. Um veneno que destrói, contudo, não corrompe laços de profunda admiração; quando os pensamentos são evolutivos.

Uma pedra, por maior que seja se quebra, quando corrompida por uma força bruta.

O coração do homem não pode ser como uma pedra. O homem foi criado como Ser Racional, e as pedras não pensam. Quando o homem se porta como uma pedra, devemos nos afastar dele. Sempre atentos, para que não edifiquem um moçar perigoso que acabe se voltando contra nós mesmos.

Não existe meio termo. Pedra é pedra e Ser Racional é ser racional intensamente. Que aceitamos a condição de SER HUMANO, para que haja evolução e PAZ.

Põe quanto és no mínimo que fazes. A lua toda brilha, porque alta vive!

Se o homem assim não agir, estará apugnando á sua própria vida.

BEM VINDOS Á ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Branca Tirollo

Presidente/ALB/Piracicaba/SP

Membro/Conselho/Superior/ALB/SP

limaodoce
Enviado por limaodoce em 25/12/2012
Reeditado em 31/12/2012
Código do texto: T4053117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.