Morte e Superação - Capítulo do Livro

Superar a si mesmo é adquirir sabedoria

Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu. (...)

(Vinícius de Morais)

As pessoas vivem suas vidas de forma leviana. E o que é viver de forma leviana?

É passar pela vida e não viver, como disse o poeta. É deixar que os problemas tão comuns aos seres vivos, sejam o detonador da estima, o deturpador da fé, a arma contra a esperança.

Quando permitimos que o que é comum aos seres vivos – crescer, sofrer, morrer – nos destrua, morremos em vida nos tornamos seres zumbis, mortos em vida. E pior, um morto em vida incomoda os outros seres. Cheiro de autoestima morta incomoda mais que o cheiro característico de um corpo morto. Afinal, o corpo morto acaba sendo consumido por micróbios com o tempo e autoestima apodrecida permanece com o seu dono incomodando as demais pessoas.

Você pode achar que esta mensagem, que começou com uma partícula de um poema de Vinícius de Morais acabou se enveredando para um caminho trágico, mas na verdade este seguimento vem desde o título, que surgiu para falar exatamente disto: Pessoas infelizes incomodam.

Pessoas Infelizes Incomodam

Sim, incomodam e muito, pois se resolvem se isolar, faz sofrer os que o cerca. Quando se resolve viver contando suas mazelas tornam o ambiente um eterno velório de defunto vivo.

Se resolve se tornar amargo, torna a vida dos outros insustentável.

As pessoas precisam aprender – e com urgência – que viver atolado no mar de lamas criado por suas lágrimas sofríveis, faz mal para todos e PRINCIPALMENTE para ela própria.

A maioria das pessoas não aprendeu a viver de forma a superar a si mesmo e por isto trazem aos outros sofrimentos desnecessários.

Prisioneiros em si Mesmo

Devemos aprender a fugir do que nos aprisiona.

E o sofrimento em si não nos aprisiona. Basta você observar as pessoas que estão em fase terminal de doenças degenerativas, como câncer e outras, muitas vezes vamos visita-las e nós é que somos abençoados por sua companhia, que somos curados pela sua simpatia. E vale lembrar que principalmente o câncer, é uma doença que trás dores alucinantes ao corpo.

Quando uma pessoa aceita que lutar contra a morte é perder sempre, ela percebe que continuar vivo é o melhor caminho e isto trás paz. Não dá para brigar com o imutável, e a morte, o sofrimento e os problemas são coisas que não podemos mudar. Aceitar isto é o que faz com que vivamos melhor e mais saudável. Até por que o que nos faz sofrer e chorar é o fato de permitirmos que nossa própria mente nos destrua.

Não permita ser destruído por sua própria cabeça, aprenda a viver de forma leve, esqueça duas coisas que você acredita serem importante: o Ontem e o Amanhã.

Pensar nos erros do Ontem não muda nada, aprenda a se perdoar, a pedir perdão e esqueça no passado dores e erros. Aproveite do que passou o aprendizado, a experiências adquiridas com tudo o que viveu e ‘bola para frente’.

Pensar nas dores do amanhã não resolve os problemas do futuro, não soluciona o que nem sabe se de fato vai acontecer. Planeje-se sim, mas não permita que os planos do Futuro destrua as oportunidades do Presente.

O que importa agora é o momento atual, o HOJE e se você não viver bem este dia, com certeza não chegará ao Amanhã.

Sofrer por antecipação é abortar a Esperança.

Conclusão

Acredito que viver sem responsabilidade é um desrespeito a Deus, que nos permitiu viver nossa época, alegrias e tristezas são situações comuns a todos os seres vivos – sejam eles homens, animais ou plantas. O que não podemos é permitir que as dores transforme nossas vidas em Galeria de Dor e Sofrimento.

Aproveite bem sua vida. Viva mais e melhor aceitando que a felicidade começa dentro de você.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 08/06/2013
Reeditado em 08/06/2013
Código do texto: T4331108
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.