DISCURSO DE FORMATURA PROCESSO GERENCIAIS

Discurso de Orador da Turma de Processos Gerenciais –FATEC/UNINTER

Saúdo aos presentes:

Ilmo. Diretor Geral da Faesa, Professor Alexandre Nunes Theodoro;

Ilmo. Coordenador do curso de Administração, Professor Egídio Cunha;

Ilmo. Gerente Administrativo e Financeiro do Campus, Henrique Theodoro;

Ilmo. Paraninfo, Professor Tyago Ribeiro Hoffmann;

Ilma. Paraninfa, Deputada Maria Elvira

IImo. Patrono, Professor Jobson Pereira Souza;

Queridos Pais;

Senhoras e Senhores aqui presentes.

Saúdo aos presentes:

Inicialmente, gostaria de agradecer aos meus colegas formandos, pela confiança em mim depositada, na escolha para proferir algumas palavras, neste dia tão importante para todos nós, que elas possam expressar o pensamento da Turma e servir de reflexão no início desta nova caminhada.

Inicio com uma citação de Shakespeare, que disse: “Se seus sonhos estão nas nuvens, eles estão no lugar certo, agora cabe a você construir os alicerces”.

No início da graduação, era como se o sonho da formatura estivesse nas nuvens..., e podem ter certeza, estava.

No começo olhamos para o alto e vimos uma confusão de teorias, fórmulas, livros, trabalhos, provas, sem que tivéssemos a exata noção da dimensão do desafio que nos aguardava. Naquela ocasião, então era apenas calouros, procurávamos nos familiarizar uns com os outros e com a nova rotina que se estabelecia.

Tomamos fôlego e começamos a escalada. Subimos o primeiro degrau. E a cada etapa vencida a escalada tornava-se mais emocionante. É como o alpinista que está começando a sua subida, respira fundo olhando o topo da montanha, sabendo de suas dificuldades, mas com determinação e garra, ele prossegue, com certeza de que breve alcançará o topo.

Encontramos na vida acadêmica, coisas que nos cativaram fortemente a alma. A importância de aprender e ensinar reciprocamente, o valor de discutirmos ideias a ponto de discordarmos de nós mesmos – se é que isto seja possível – a habilidade de conviver com a divergência de opiniões ou de interesses, e ainda, uma coisa bastante valiosa, mágica e rica, que levaremos conosco para o resto de nossas vidas: o conhecimento!!!

Então olhamos ao nosso redor e percebemos que alguns amigos ficaram no meio do percurso, e nessas horas... Bem!... Nessas horas, é que as pessoas que amamos fazem à diferença! Palavras amigas, demonstrações de afeto, olhares compreensivos.

É quando os alicerces que estamos construindo chegam perto das "nuvens"; quando o tempo se fecha e a busca pelo sonho de formar-se parece não ter fim, e é neste momento que nos sentimos recomeçando a escalada, com fé de um dia tomar posse daquilo que almejamos.

Nós, hoje aqui reunidos, saudamos finalmente a conquista de nosso diploma, que representa certamente muito mais do que os limites do conhecimento técnico adquirido, sendo reflexo claro do alto grau de idealismo, coragem e perseverança que motivou nossa trajetória ao longo desses últimos anos.

Mais que um mero pedaço de papel, nosso diploma adquiriu feições próprias;

É... Nosso diploma tem caráter, tem personalidade, tem VIDA!!!.

Durante alguns anos escalamos e edificamos nossas colunas, e nesta semana, esta caminhada chega ao fim, para que se possa fazer um novo começo, e podem ter certeza que sentiremos saudades do percurso.

Mas agora eu pergunto:

Como reduzir em meras palavras todo o significado da participação de nossos pais? São eles que nos fornecem os requisitos mais preciosos, aos quais sempre cumpre recorrer quando precisamos procurar afeto e motivação.

Como deixar de mencionar, a influência de nossos mestres, pilares ativos em nosso desenvolvimento, sempre nos auxiliando, ainda que não percebamos.

Como suprimir nosso agradecimento aos nossos companheiros e companheiras, que sempre se fizeram presentes, nos afagando quando necessitados estávamos, há eles... Nossos mais sinceros sentimentos de amor e reconhecimento.

Mas e quanto a nós, o que fazer daqui para frente?

Nada mais do que enfrentar os desafios que a vida nos oferece com a mesma força e beleza, que nos permitiu levantar essas colunas transpondo barreiras na conquista de nosso objetivo.

A nossa missão não se limita ao gerenciamento das organizações e às técnicas de planejamento, organização, direção e controle, mas também à criação de novos empregos, a preservação do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento social sustentável.

Para concluir, gostaria de dizer que hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens. Agora é tomar posse do que é nosso. E digo que esta cerimônia de formatura não represente uma despedida em nossas vidas, mas sim a reafirmação do alto grau de comprometimento que temos para conosco e para com a sociedade.

Que DEUS abençoe a todos!

Muito Obrigada.

Texto: Ingrid Bragança e adaptação e revisão: Leti Ribeiro

Oradora: Elieti Mendes Ribeiro Estevão