Homilia na noite de Natal de 2013

Delitos irmãos e irmãs,

A Esperança venceu o desespero.

01.A Liturgia da Noite do Natal nos apresenta belíssimos textos eucológicos que são as orações da missa e o prefácio da anáfora eucarística. Para abrir nossa atenção à palavra e ao Mistério a oração da coleta nos levou a pedir: “O Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude”.(01) Esta belíssima oração representa o alcance e a consumação da Profecia de Isaias: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu”.(02) Enfim, a grande notícia desta liturgia é que “nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (03)

02.O Apostólo Paulo na Carta a Tito no dá a certeza de que “a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação para todos os homens”.(04) Ainda mais, podemos selar nossa convicção cristã de que a Liturgia de Natal é um majestoso espelho no qual enxergamos com o olhar da fé que Jesus “se entregou por nós para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem”.(05)

03.No Evangelho desta noite, Lucas descreve como Jesus chegou ao mundo. O Evangelista como que desenha um quadro com todas as cenas que envolvem a Sagrada Família neste grande Mistério. A viagem para o recenseamento, o completar do tempo para Maria dar à Luz, a estrebaria pobre que sobra para receber a Jesus, o nascimento do Messias e a alegria dos pastores que se expressa num grande canto: Glória in excelsis Deo... glória a Deus nas alturas. Enfim, Deus se fez homem, está no nosso meio, veio morar conosco e ser um conosco e nos salvar.

04.São Francisco de Assis ao criar o Presépio do Menino Jesus nos ensinou que devemos contemplar, orar e deixar que as belezas do Mistério da Encarnação, narradas pelos Santos Evangelhos, devem motivar nossa vida e nossa entrega a Deus. Afinal, a vida do cristão deve ser a expressão de Cristo entre os homens.

05.”Desperta, ó homem: por tua causa Deus se fez homem. Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá (Ef 5,14). Por tua causa, repito, Deus se fez homem. Estarias morto para sempre, se ele não tivesse nascido no tempo. Jamais te libertarias da carne do pecado, se ele não tivesse assumido uma carne semelhante à do pecado. Estarias condenado a uma eterna miséria, se não fosse a sua misericórdia. Não voltarias à vida, se ele não tivesse vindo ao encontro da tua morte. Terias perecido, se ele não te socorresse. Estarias perdido, se ele não viesse salvar-te.

06.Celebremos com alegria a vinda da nossa salvação e redenção. Celebremos este dia de festa, em que o grande e eterno Dia, gerado pelo Dia grande e eterno, veio a este nosso dia temporal e tão breve. Ele se tornou para nós justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor” (1Cor 1,30-31). A verdade brotará da terra (Sl 84,12), o Cristo que disse: eu sou a verdade (Jo 14,6), nasceu da Virgem. E a justiça olhou do alto do céu (cf. Sl 84,12), porque o homem, crendo naquele que nasceu, é justificado não por si mesmo, mas por Deus.

07.A verdade brotou da terra porque o Verbo se fez carne (Jo 1,14). E a justiça olhou do alto do céu porque todo o dom precioso e toda a dádiva perfeita vêm do alto (Tg 1,17). A verdade brotou da terra, isto é, da carne de Maria. E a justiça olhou do alto do céu porque o homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu (Jo 3,27).(06)

08. O Prefácio da Oração Eucarística desta noite nos apresenta este bonito conteúdo: “No mistério da encarnação de vosso Filho, nova luz da vossa glória brilhou para nós. É reconhecendo a Jesus como Deus visível a nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que não vemos”.(07)

09.Diante da grandeza do Mistério da Encarnação, da chegada de Deus ao nosso coração, qual deveria ser nossos propósitos no dia de hoje? O que o Santo Natal de Jesus pode significar para nossas vidas? O Santo Padre, o Papa Francisco, tem diversas vezes nos convidado a deixar que os gestos e a mensagem de Jesus aconteça em nós e que a levemos aos outros. É preciso sair de nós em favor do próximo, dos que sofrem, dos que estão presos na cadeia e na escravidão da dependência das drogas. É preciso fazer alguma coisa pela juventude, carente de lideranças, de modelos de honestidade e santidade dentro da sociedade. É preciso defender a família contra o massacre da cultura de morte que promove as separações, o aborto, o amor livre, a desagregação dos valores, uma concepção errada do verdadeiro amor, a mentalidade de que tudo é permitido e que a medida de todas as coisas é o prazer. A estrebaria onde Jesus nasce no dia de hoje é esta realidade que temos diante de nós que a todo custo deseja produzir uma humanidade sem Deus, sem os valores, sem a Verdade e sem a fé.

10.“Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado e do ambíguo fascínio de conceber nossa vida sem Deus”.(08) Que a Santíssima Virgem do Perpétuo Socorro, nossa Padroeira, interceda pelo nosso bem e o de nossas famílias. Amém!

Referências

01 - Oração da coleta da missa da noite de natal, Ano A.

02 - Isaías 9, 1.

03 - Antifona do Salmo 95(96) da missa da noite de natal, Ano A.

04 - Carta a Tito, 2, 11.

05 - Idem, 2,14

06 - Santo Agostinho, Oficio das Leituras do dia 24 de dezembro.

07 - Prefácio do Natal I

08 - Bento XVI, no “Angelus” do primeiro domingo de Quaresma, 21 de fevereiro de 2010

Adair José Guimarães
Enviado por Adair José Guimarães em 24/12/2013
Código do texto: T4624338
Classificação de conteúdo: seguro