RESPOSTAS DE DEUS A PERGUNTAS DOS SERES HUMANOS
RESPOSTAS DE DEUS A PERGUNTAS DOS SERES HUMANOS
(Estudo apresentado à Igreja, em 12/01/2014, Com base no TEXTO: Juízes 6:11–24, 36–40).


1. QUEM DISSE O QUE???

DEUS FALA AO SER HUMANO, ATRAVÉS DA BÍBLIA SAGRADA (usando homens designados conforme SUA vontade – 2 Timóteo 3:16), QUE PARA FINS DE ESTUDO PODE SER DIVIDIDA EM DUAS PARTES:

PRIMEIRA: ANTIGO TESTAMENTO c/ 39 livros, todo escrito em hebraico (a língua de Israel), e porções em Aramaico, todo escrito antes de CRISTO.

SEGUNDA: NOVO TESTAMENTO c/27 livros, escritos na língua grega (falada em Israel e nas outras áreas do domínio Império Romano, na época), todo escrito após a ascensão de JESUS.

O Antigo Testamento pode ser dividido em cinco partes: PENTATEUCO (5 Livros da Lei de Moisés); LIVROS HISTÓRICOS (12 Livros da história da posse da Terra Prometida); LIVROS POÉTICOS (5 Livros onde o Livro dos Salmos é o mais conhecido); PROFETAS MAIORES (5 Livros em que se considera o quanto cada profeta teria escrito, e não o status social do autor) e PROFETAS MENORES (12 livros em que a exemplo dos profetas maiores ressalta a quantidade escrita e não o status do autor).

O Novo Testamento também pode ser dividido em cinco partes: BIOGRÁFICOS (4 livros – Evangelhos); HISTÓRICO (1 livro – Atos dos Apóstolos); CARTAS PAULINAS (13 livros – Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon; CARTAS GERAIS (8 livros – Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 2 João, Judas); PROFÉTICO (l livro – Apocalípse).


O QUE FOI DITO???

Está escrito:

Então veio o ANJO DO SENHOR, e assentou–se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.

Então, o ANJO DO SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALENTE.

Respondeu – lhe Gideão:
1) AI, SENHOR MEU! SE O SENHOR É CONOSCO, POR QUE NOS SOBREVEIO TUDO ISTO?
2) E QUE É FEITO DE TODAS AS SUAS MARAVILHAS QUE NOSSOS PAIS NOS CONTARAM, DIZENDO: NÃO NOS FEZ OSENHOR SUBIR DO EGITO?
3) PORÉM, AGORA, O SENHOR NOS DESAMPAROU E NOS ENTREGOU NAS MÃOS DOS MIDIANITAS.

Então, se virou o SENHOR para ele e disse: VAI NESSA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DAS MÃOS DOS MIDIANITAS; PORVENTURA, NÃO TE ENVIEI EU?

Ele lhe disse: AI, SENHOR MEU! COM QUE LIVRAREI ISRAEL? EIS QUE A MINHA FAMÍLIA É A MAIS POBRE EM MANASSÉS, E EU, O MENOR NA CASA DE MEU PAI.

Tornou–lhe o SENHOR: JÁ QUE EU ESTOU CONTIGO, FERIRÁS OS MIDIANITAS COMO SE FOSSEM UM SÓ HOMEM.

Ele respondeu: SE, AGORA, ACHEI MERCÊ DIANTE DOS TEUS OLHOS, DÁ–ME UM SINAL DE QUE ÉS TU, SENHOR, QUE ME FALAS.

ROGO–TE QUE DAQUI NÃO TE APARTES ATÉ QUE EU VOLTE, E TRAGA A MINHA OFERTA, E A DEPONHA PERANTE TI. Respondeu ELE: ESPERAREI ATÉ QUE VOLTES.

Entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto, e o caldo, numa panela; e trouxe–lho até debaixo do carvalho e lho apresentou.

Porém o ANJO DE DEUS lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, põe–nos sobre esta penha e derrama–lhes por cima o caldo. E assim o fez.

Estendeu o ANJO DO SENHOR a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o ANJO DO SENHOR desapareceu de sua presença.

Viu Gideão que era o ANJO DO SENHOR e disse: Ai de mim, SENHOR DEUS! Pois vi o ANJO DO SENHOR face a face.

Porém o SENHOR lhe disse: PAZ SEJA CONTIGO! NÃO TEMAS! NÃO MORRERRÁS!

Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É PAZ. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.

(Juízes 6:11–24).


Disse Gideão a DEUS: SE hás de livrar a Israel por meu intermédio, como disseste,

Eis que eu porei uma porção de lã na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então, conhecerei que hás de livrar Israel por meu intermédio, como disseste.

E assim sucedeu, porque, ao outro dia, se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água.

Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a TUA ira, se ainda falar só esta vez; rogo–TE que mais esta vez, faça eu a prova com a lã, que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho.

E DEUS assim o fez naquela noite, pois só a lã estava seca, e sobre a terra ao redor havia orvalho.

(Juízes 6:36–40).


Juízes contém o relato sobre os problemas que sobrevieram a Israel, depois da morte de Josué (sucessor de Moisés), depois que tomaram posse da Terra Prometida: um padrão cíclico de desobediência, arrependimento e libertação dos inimigos.



2. DISSERAM A QUEM???

O autor relata aos judeus o que DEUS poderia fazer por eles, o que deve ser considerado por nós do presente tempo, especialmente porque achamos que seríamos melhores de que eles.



3. QUANDO DISSE???

No período que abrange a história de Israel entre a morte de Josué (líder sucessor de Moisés, responsável pela posse da Terra Prometida, até o tempo de Samuel, último dos Juízes e primeiro dos profetas em Israel).



4. AONDE DISSERAM???

Nas terras de Israel, onde estava sendo comum cada um fazer o que achasse mais certo, porque não tinham rei (Juízes 17:6 e 21:25)...



RESUMO DAS RESPOSTAS DE DEUS E QUESTÕES INDICADAS POR GIDEÃO:
DEUS está sempre conosco e, deseja que tenhamos a força necessária que constantemente ELE nos dá. Ainda que Gideão não achasse DEUS o via como capaz: Então, o ANJO DO SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALENTE (Juízes 6:12).

Respondeu – lhe Gideão:
lª) AI, SENHOR MEU! SE O SENHOR É CONOSCO, POR QUE NOS SOBREVEIO TUDO ISTO?
2ª) E QUE É FEITO DE TODAS AS SUAS MARAVILHAS QUE NOSSOS PAIS NOS CONTARAM, DIZENDO: NÃO NOS FEZ OSENHOR SUBIR DO EGITO?
3ª) PORÉM, AGORA, O SENHOR NOS DESAMPAROU E NOS ENTREGOU NAS MÃOS DOS MIDIANITAS.

DEUS está sempre conosco e, deseja que tenhamos a força necessária que constantemente ELE nos dá. Ainda que Gideão não achasse DEUS o via como capaz:

Então, se virou o SENHOR para ele e disse: VAI NESSA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DAS MÃOS DOS MIDIANITAS; PORVENTURA, NÃO TE ENVIEI EU? (Juízes 6:14).

4ª) Ele lhe disse: AI, SENHOR MEU! COM QUE LIVRAREI ISRAEL? EIS QUE A MINHA FAMÍLIA É A MAIS POBRE EM MANASSÉS, E EU, O MENOR NA CASA DE MEU PAI.

Tornou–lhe o SENHOR: JÁ QUE EU ESTOU CONTIGO, FERIRÁS OS MIDIANITAS COMO SE FOSSEM UM SÓ HOMEM.

5ª) Ele respondeu: SE, AGORA, ACHEI MERCÊ DIANTE DOS TEUS OLHOS, DÁ–ME UM SINAL DE QUE ÉS TU, SENHOR, QUE ME FALAS.

ROGO–TE QUE DAQUI NÃO TE APARTES ATÉ QUE EU VOLTE, E TRAGA A MINHA OFERTA, E A DEPONHA PERANTE TI. Respondeu ELE: ESPERAREI ATÉ QUE VOLTES.
(Juízes 6:12).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 11/01/2014
Código do texto: T4645415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.