O SER HUMANO OLHANDO PARA TRÁS...


 
Mensagem com base na Palavra de DEUS:

TEXTO BÁSICO:
E PERCORRIA JESUS todas as cidades e povoados, ENSINANDO nas sinagogas, PREGANDO o evangelho do reino e CURANDO toda sorte de doenças e enfermidades.

Vendo ELE as multidões, COMPADECEU–SE DELAS, PORQUE ESTAVAM AFLITAS E EXAUSTAS COMO OVELHAS QUE NÃO TEM PASTOR.

E, então, SE DIRIGIU A SEUS DISCÍPULOS: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.

ROGAI, POIS, AO SENHOR DA SEARA QUE MANDE TRABALHADORES PARA A SUA SEARA.

Conforme a Bíblia de Estudo de Genebra, esta passagem funciona tanto como uma declaração resumida das atividades de JESUS como descritas nos cap. 5–9 (ensinando, pregando e curando e como uma introdução ao Sermão a respeito da missão no cap. 10. O cenário é encontrado em Ezequiel 34:5–6. A implicação é que JESUS é o verdadeiro Pastor que está preocupado com as suas ovelhas (o que é tornado explícito em João 10:1) e, desse modo, identificado com o SENHOR SOBERANO de Ezequiel 34:11–16.

PERCORRER: Conforme o Aurélio, significa correr ou andar por (algum lugar); passar por ou ao longo de.

TODA SORTE DE DOENÇAS E ENFERMIDADES – Conforme a Bíblia de Estudo MacArthur: JESUS baniu a doença numa mostra de curas sem precedentes, dando impressionante evidência de SUA divindade e fazendo com que a rejeição dos judeus se tornasse ainda mais hedionda.

VENDO ELE AS MULTIDÕES COMPADECEU–SE DELAS – Continuando MacArthur, comenta: Aqui a humanidade de CRISTO permitiu a expressão de sua atitude para com os pecadores em termos de paixão humana. ELE foi movido de compaixão. Conquanto DEUS, que é imutável não esteja sujeito a aumento, diminuição ou mudança de emoções (Números 23:19). CRISTO, que era plenamente humano, com todas as faculdades humanas era as vezes levado a lágrimas literais ao ver a situação dos pecadores (Lucas 19:41); O próprio DEUS expressou compaixão semelhante por meio dos profetas (Êxodo 33:19; Salmos 86:15; Jeremias 9:1; 13:17; 14:17). PORQUE ESTAVAM AFLITAS E EXAUSTAS COMO OVELHAS QUE NÃO TEM PASTOR – As necessidades espirituais das pessoas eram ainda mais profundas do que sua necessidade de cura física. Seriam necessários mais trabalhadores para satisfazer a essa necessidade.
SEARA – O SENHOR falou da colheita espiritual de almas para a salvação. Por seu lado, a Bíblia de Genebra comenta: Muitas vezes (SEARA é) uma metáfora para o fim do tempo das atividades de DEUS (aqui na terra).
ROGAI, POIS, AO SENHOR DA SEARA QUE MANDE TRABALHADORES PARA A SUA SEARA – Conforme a Bíblia de Estudo MacArthur: JESUS declarou o fato de que as orações dos crentes participam do cumprimento dos planos de DEUS. Conforme a Bíblia de Estudo de Genebra, Não foram os anjos que foram enviados para o julgamento como em 13:49, mas, como está claro no que vem a seguir, os discípulos que imitaram JESUS proclamando a vinda do SEU reino (10:7). É interessante que JESUS ainda não havia a SEUS discípulos que fossem às searas como trabalhadores, mas para orarem para que DEUS providenciasse os trabalhadores (38). Ninguém pode fazer o trabalho da seara a não ser que seja primeiro chamado e qualificado para isso por DEUS.

INCLUSIVE, se considerar que, conforme o Aurélio, ROGAR é um verbo, que significa, pedir favores, com insistência ou humildade, suplicar, instar. E conforme o dicionário da Bíblia Almeida, significa (considerando Mateus 9:38), pedir com insistência, é possível entender que o inchaço da igreja evangélica dos nossos dias tem muito a ver com métodos de crescimento introduzidos por seres humanos, do que ROGOS a DEUS (no bom sentido), feitos em favor do REINO que é DELE.

INTRODUÇÃO:
O ser humano, de forma desumana, parece não considerar que (pelo ser humano), CRISTO se deu morrendo na cruz (de braços abertos); enquanto em atitude de desdém o ser humano vive de braços cruzados.
De semelhante modo, poderemos assim agir, deixando de lado a capacidade que temos de cumprir o Salmos 1:2.

PRIMEIRO: Existe quem obedece e quem desobedece; podendo existir entre quem obedece os que fazem de conta que obedecem. Existindo quem diga que crê em DEUS, vivendo como quem não crê. Três tipos de pessoas que obedeceram e três tipos de pessoas que desobedeceram.

Exemplos de quem OBEDECE: JÓ, NOÉ, DANIEL, JOSÉ (filho de Jacó), A menina (de 2 Reis 5:2–3) ...

Quem DESOBEDECE e brinca com coisas sérias: SANSÃO, todos os judeus que seguiram outros deuses.

Exemplos de quem DESOBEDECE:OBEDECE: CAIM, ESAÚ, JUDAS, JEZABEL (a rainha má) ...

SEGUNDO: A vontade do SENHOR JESUS é que o imitemos, tendo revelado isso (na BÍBLIA) de forma muito clara:

Depois de LHES ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou–LHES: Compreendeis o que VOS FIZ?
Vós me chamais o MESTRE e o SENHOR e dizeis bem; porque EU O SOU.
Ora, se EU sendo O SENHOR e O MESTRE vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
PORQUE EU vos dei o exemplo, para que, como EU fiz, façais vós também.
Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que o que o enviou .
Ora, se sabeis estas cousas, bem – aventurados sois se as praticardes.
(João 13:12–17).

Novo mandamento VOS dou: que vos ameis uns aos outros; assim como EU vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois MEUS discípulos (seguidores enviados): se tiverdes amor uns aos outros.
(João 13:34–35).

TERCEIRO: O sê do SENHOR, implica fazer sem ter em mente acumular bênçãos.

Lucas 23:39–43: Os dois malfeitores, quando um vê a divindade do JESUS que estava na cruz.

João 3, especialmente o verso 30: Convém que ELE (JESUS) cresça e que eu (o cristão) diminua.

O Profeta Jonas, quando supôs que poderia fugir da presença de DEUS (1).

CONCLUSÃO:
Conjuro–te, perante DEUS e CRISTO JESUS, que há de julgar vivos e mortos, pela SUA manifestação e pelo SEU reino:
PREGA A PALAVRA, insta, quer seja oportuno, quer não, CORRIGE, REPREENDE, EXORTA com toda a longanimidade e doutrina.
POIS HAVERÁ TEMPO EM QUE NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA; PELO CONTRÁRIO, CERCAR–SE–ÃO DE MESTRES segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
E SE RECUSARÃO A DAR OUVIDOS À VERDADE, ENTREGANDO–SE ÀS FÁBULAS.
TU, PORÉM, SÊ SÓBRIO EM TODAS AS COISAS, SUPORTA ÀS AFLIÇÕES, FAZE O TRABALHO DE UM EVANGELISTA, CUMPRE CABALMENTE O TEU MINISTÉRIO. (2 Timóteo 4:1–5).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/02/2014
Código do texto: T4676588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.